A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Histórias do Samba

  • Escrito por  Bruna Oliveira
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Obra aborda desde João da Baiana e Cartola a Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz

O samba é um dos gêneros mais populares do país e se transformou, ao longo dos anos, em identidade nacional. Grandes músicos e compositores foram responsáveis por popularizar esse ritmo, tais como Noel Rosa, João da Baiana, Cartola, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. No exterior, o samba é reconhecido e valorizado como símbolo brasileiro, assim como o futebol e o carnaval.

Para contar tudo sobre a trajetória desse estilo musical, a origem, as curiosidades e os personagens mais marcantes, Marcos Alvito acaba de lançar o livro “Histórias do Samba – De João da Baiana a Zeca Pagodinho” (Matrix Editora). De maneira leve e bem-humorada, a obra tem como objetivo traduzir para o papel o espírito do samba.

Segundo o autor, o livro é um agradável passeio pelo universo do samba e contém boas surpresas. “O leitor vai conhecer um pouco da vida de grandes nomes do gênero, por meio de histórias românticas, tristes e engraçadas. Além disso, entre uma narrativa e outra, descobrirá como foram compostas algumas letras consagradas e qual a origem dos instrumentos utilizados pelos sambistas”, explica.

Com uma linguagem envolvente, o livro possui cem histórias variadas, que podem ser lidas da maneira como o leitor preferir, pois não estão em ordem cronológica. “Muitos sambas são na verdade crônicas do cotidiano. Eles nascem de conversas, de diálogos, daí a importância das parcerias para os sambistas: é preciso haver troca de ideias para haver samba”, garante o autor.

Alvito observa, ainda, que é possível delinear a alma do samba a partir da vivência dos sambistas e ressalta o poder social da música: “O samba é capaz de rir dos problemas ao mesmo tempo em que os aponta e de transformar a dor em alegria”, finaliza.

Sobre o autor:

Carioca de Botafogo, Marcos Alvito é doutor em antropologia pela USP e professor do Departamento de História da UFF desde o longínquo ano de 1984. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisar dois temas bem brasileiros: o futebol e o samba. É um zagueiro perna de pau, mas sabe bater um pandeiro, adora uma roda de samba e de vez em quando faz um sambinha. Histórias do samba é o seu sexto livro.

Sobre a Matrix Editora:

Em seu catálogo de autores constam nomes como Millôr Fernandes e Steve Martin, além de best-sellers como “Proibido para Maiores” e “Mothern – Manual da mãe moderna”.

“Histórias do Samba – De João da Baiana a Zeca Pagodinho”

133 páginas

R$ 29,90

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo