Turismo Livre de Carbono é tendência para empresas que valorizam a sustentabilidade

• Escrito por  Fabiano Nasi - A - Comunicação.
  • Publicado em Demais

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), 10% das pessoas que viajam pelo mundo são ecoturistas e no Brasil este segmento chega a meio milhão de pessoas por ano. Com crescimento anual acima de 20%, a escolha por atividades que unem lazer ao contato com a natureza vem se refletindo também na postura das organizações.

O diretor de Relações com o Mercado da Fazenda Quinta da Estância, Rafael Goelzer, destaca que sustentabilidade não é mais vista como uma série de ações pontuais dentro das empresas e passou a ser um valor cultivado. A Fazenda é pioneira na oferta de opções para Turismo Livre de Carbono no Brasil e recebe visitantes de diversos estados e até mesmo de países vizinhos. “As empresas querem desenvolver atividades de treinamento e lazer sem contribuir com o avanço das mudanças climáticas, preservando a natureza. Esse tem sido um fator determinante para que escolham a Fazenda como seu local para eventos”.

O resultado dessa ação conjunta em prol do meio ambiente tem superado as expectativas. Goelzer destaca que já foram plantadas mais de 40 mil árvores na região desde 2007. No último calculo de neutralização, a Quinta da Estância teve um superávit de absorção de carbono 10 vezes maior comparado com as emissões. “Já neutralizamos as emissões até 2026, mas isso não impede o contínuo plantio, estamos fazendo uma poupança para o planeta”, afirma o gestor.

Projeto de Neutralização de Carbono

Desde a sua fundação, em 1992, a Quinta da Estância pensa em sustentabilidade como algo vital à vida das pessoas. Esse cuidado com o meio ambiente foi reconhecido através de premiações como o selo platina, nível máximo de sustentabilidade no Programa Ecolíder do Tripadvisor, maior site de viagens do mundo, que reconhece empreendimentos com práticas de excelência em sustentabilidade.

Pensando em estender esse cuidado, da Quinta da Estância para o público que a visita, a Fazenda criou, em 2007, o Projeto de Neutralização de Carbono Quinta da Estância. Através do plantio de árvores nativas, o carbono emitido pela Quinta da Estância é absorvido, revertendo impactos ambientais resultantes da emissão excessiva de carbono. Dessa forma, todo evento ou passeio realizado na Fazenda - incluindo seus gastos de energia elétrica, consumo de combustíveis e a produção de resíduos - é revertido pelo plantio de árvores nativas. Assim o meio ambiente ganha 2 vezes, uma com a absorção do carbono e mitigação em mudanças climáticas e outra com aumento das matas nativas da região e maior conforto aos animais nativos residentes.