A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Projeto descarte ON leva conhecimento e diversão ao Tendal da Lapa

  • Escrito por  Veropress Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Centro cultural sediará, nos dias 5 e 11/06, atividades abertas ao público sobre logística reversa de eletroeletrônicos

O descarte ON, projeto inédito de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), realizará nos dias 5 de junho (domingo) e 11 de junho de 2016 (sábado), no Centro Cultural Tendal da Lapa (R. Constança nº 72 – Lapa), eventos especiais voltados à conscientização sobre o tema, que incluem workshops, debates, palestras e outras atividades gratuitas abertas à comunidade e a parceiros, aliando conhecimento e muita diversão.

O projeto, resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, conta com a participação de varejistas, associações e empresas de reciclagem e será realizado até 31 de outubro de 2016 na subprefeitura da Lapa. O objetivo é sensibilizar o cidadão paulistano, de uma forma lúdica e participativa, sobre a importância do descarte correto e da Logística Reversa de resíduos eletroeletrônicos.

Para tanto, será criada uma cenografia especial para o Tendal da Lapa, que dialoga com as potencialidades desse espaço histórico, utilizando basicamente REEE, resíduos industriais e material aproveitado de outros eventos, que não agridem o meio ambiente. Para envolver a comunidade no projeto, parte da cenografia será realizada em oficinas culturais, com a participação do público que frequenta o Centro Cultural e moradores do bairro.

Foram idealizados quatro espaços principais:

No Lounge de entrada, o público verá objetos que mostram a história da evolução dos eletrônicos, com a presença de um DJ e do robô Descartes, o mascote do projeto, cujo corpo é composto de resíduos eletroeletrônicos.

No Espaço Oficinas serão realizadas as atividades com a comunidade.

O Estúdio de Fotos será uma área lúdica, onde os visitantes poderão tirar fotos únicas em um cenário divertido com eletrodomésticos vintage.

O Auditório sediará as conferências e apresentações sobre a logística reversa de REEE organizadas pela equipe de projeto JICA e organizações colaboradoras.

No dia 11 de junho (sábado), estará disponível uma caixa de coleta no Tendal da Lapa, que receberá eletroeletrônicos de até 60cm x 50cm x 75cm. Conheça também o endereço das lojas participantes do projeto, onde você pode levar o seu eletroeletrônico usado no site: http://www.descarteon.jica.eco.br/como-descartar.html#coleta-lojas

Nos dias de evento, a equipe do projeto descarte ON irá realizar uma pesquisa de opinião sobre REEE com os visitantes. Uma versão online da pesquisa pode ser respondida no site: http://www.descarteon.jica.eco.br/pesquisa.html#top

Conheça a agenda dos eventos:

05/06 (domingo)
Atividades abertas ao público
10h às 12h30 - Oficina Painel Reinventado, com Renato Hofer
10h às 13h - Oficina Tramas Urbanas, com Coletivo MeioFio
13h30 às 16h - Oficina Painel Reinventado, com Renato Hofer

11/06 (sábado)
Atividades para parceiros e imprensa
Das 9h às 9h30 - Welcome Coffee
Das 9h30 às 9h45 - Apresentação Técnica – O que é descarte ON (JICA Project Team)
Das 9h45 às 10h - Apresentação Técnica – A situação do REEE e o efeito no meio ambiente (Coopermiti)
Das 10h às 10h15 - Apresentação Técnica – Esforço da Indústria de Manufatura para a logística reversa de REEE (ABREE)

Atividades abertas ao público
Das 9h às 16h – Grafite e DJ
Das 10h30 às 10h50 - Seminário sobre REEE (JICA Project Team e Coopermiti)
Das 10h50 às 11h30 - Bate papo com o público sobre logística reversa de REEE (ABREE, AMLURB, Coopermiti, FecomercioSP e JICA Project Team)
Das 13h30 às 14h30 - Oficina de pintura e colagem (Coopermiti)
Das 14h50 às 16h - Oficina de bijuterias feitas com REEE

A participação será por ordem de chegada. Basta aparecer.
Como teremos oficinas de pintura, venha pronto para se sujar.

Parceria entre os governos
A iniciativa reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento; o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); o MMA (Ministério do Meio Ambiente); a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana); e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Mais informações sobre projeto, acesse o site http://descarteon.jica.eco.br/

Sobre a JICA

A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. A organização presta assistência a mais de 150 nações.
No Brasil, tem realizado cooperações técnicas em projetos de assistência que abrangem envio de especialistas japoneses, assim como treinamento de técnicos brasileiros no Japão, e contrato de financiamento em ienes. O aproveitamento eficiente de recursos e know-how acumulado por ambos os países tem resultado na cooperação tripartite, voltada para apoiar outros países em desenvolvimento.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo