Programa conscientiza crianças e jovens sobre a importância da preservação ambiental em Cuiabá

• Escrito por  Daniele Borges
  • Publicado em Demais

Iniciativa da Votorantim Cimentos de Cuiabá, o Programa VIA integra ações da fábrica em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Estudantes do distrito de Aguaçu, localizado a 50 quilômetros de Cuiabá (MT), atendidos pelo Instituto Desportivo da Criança (IDC), irão conhecer mais sobre a fauna local com uma visita recreativa e, ao mesmo tempo, educativa, voltada à preservação do meio ambiente, sobretudo dos animais silvestres ameaçados de extinção. Eles visitarão, no dia 8 de junho, o zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A iniciativa faz parte das ações do Programa VIA, promovido pela Votorantim Cimentos de Cuiabá e idealizado pelo Instituto Votorantim, que tem como objetivo realizar atividades de educação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Participarão da visita 50 alunos de 7 a 16 anos, que estão inscritos nos projetos Vôlei Kids, do IDC. O passeio será monitorado por um funcionário do zoológico, que irá prestar informações e tirar dúvidas sobre os animais que o local abriga. São mais de 500 animais, entre répteis, aves e mamíferos de ecossistemas da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal.

Segundo a gerente de projetos do IDC, Selma Lopes, o apoio do Programa VIA é fundamental para o Instituto incrementar as atividades. “Tem sido de grande importância o incentivo da Votorantim Cimentos em nossos trabalhos, inclusive com o engajamento dos próprios colaboradores da fábrica na realização dos projetos. Essa parceria é essencial para promovermos tudo o temos feito hoje”, afirma Selma.

Legado social - A gerente de Gente & Gestão da Votorantim Cimentos de Cuiabá, Kelly Regina de Araújo Viana, é gestora local do Programa VIA desde que a iniciativa começou a ser executada junto ao IDC, em 2014. A fábrica, que já havia beneficiado a comunidade de Aguaçu com a construção de um posto de saúde e de uma praça pública, passou também a apoiar o IDC em projetos esportivos para complementar a educação de crianças e adolescentes, uma demanda apontada pelos próprios moradores. Em pouco mais de dois anos, o Programa se tornou uma referência para o desenvolvimento infanto-juvenil na região. “Esse é um projeto que proporciona transformações duradouras, porque resgata, por meio do esporte, a autoestima dos jovens, além de perpetuar valores que os estimulam à união, enquanto comunidade, e à prática da cidadania. É um compromisso contínuo e de longo prazo que temos com a comunidade, sendo aplicado hoje e pensando no amanhã ”, destacou.

A visita ao zoológico da UFMT para as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa VIA integra a programação de atividades da Votorantim Cimentos de Cuiabá para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho). A iniciativa abrange não só o público externo, como ainda os colaboradores da fábrica.

De 6 a 9 de junho, a empresa realizará um concurso de combate a vazamentos, que incentiva os colaboradores a apresentarem boas práticas na empresa que contribuam para prevenir vazamentos de água, produto químico ou poeira. Também serão previstas palestras sobre gestão de água, coleta seletiva e preservação da fauna. Dicas de uso racional de água e de energia elétrica, prevenção de poluição atmosférica e gestão de resíduos sólidos serão fornecidas por meio de cartazes fixados em murais distribuídos em vários pontos da fábrica.

Colabore você também!

Uso racional da água

Estar atento a possíveis vazamentos, próximos ao local de trabalho;

Fechar torneiras quando não estiver utilizando;

Fechar o registro do chuveiro ao se ensaboar;

Quando possível, substituir mangueiras por baldes.

Uso racional de energia elétrica

Aproveitar a luz natural;

Manter portas e janelas fechadas quando utilizar o ar-condicionado;

Em tempos amenos utilizar somente o ventilador;

Desligar o monitor do computador quando não estiver em uso;

Tirar aparelhos eletroeletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.

Sobre o Programa Via

O Via é um programa do Instituto Votorantim e apoia ações que, segundo diagnóstico dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de municípios situados nas áreas de atuação do Grupo Votorantim, sejam prioritárias para o atendimento da população infanto-juvenil mais vulnerável. O VIA conta com a participação das empresas do Grupo Votorantim na indicação dos municípios a serem apoiados e no acompanhamento dos projetos locais. O programa é coordenado pelo Instituto Votorantim.

O apoio envolve destinação de recursos financeiros aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município, consultoria técnica para a realização de diagnósticos locais e construção de programas de atendimento de crianças e adolescentes cada vez mais efetivos, e acompanhamento e apoio técnico ao processo de implantação dos programas de atendimento de crianças e adolescentes.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões nas quais as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio à gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.