Veolia e Danone anunciam parceria para enfrentar desafios das mudanças climáticas

• Escrito por  Rosa Pellegrino
  • Publicado em Demais

Plano envolve a criação de plantas “zero rejeito líquido”

Com uma parceria focada em gestão de água, resíduos, agricultura sustentável e eficiência energética, a Veolia e a Danone uniram expertises para lidarem juntas com os desafios das mudanças climáticas. Esta iniciativa é fruto da nova política climática da Danone, que busca pela diminuição total da emissão de carbono até 2050.

Ambas francesas e líderes de seus respectivos mercados, a Veolia e a Danone acreditam que é preciso alinhar consumo e gestão de resíduos para obter uma economia circular e contribuir com o meio ambiente. A parceria firmada é inédita e resultado da junção de conhecimentos das duas empresas.

“Estamos trabalhando com a Danone para ajudá-los a alcançar seus objetivos. Nossa experiência está sendo aplicada para otimizar água, resíduos e gestão de energia em todos os seus processos”, destaca Antoine Frérot, presidente e CEO da Veolia.

Os projetos específicos já foram identificados na França e em outros países para começarem em 2016. A implantação será gradual, com base em lições aprendidas em uma primeira rodada de projetos-piloto. Entre as prioridades estão assegurar o acesso aos recursos hídricos e a gestão sustentável das embalagens plásticas. Este plano envolve o desenvolvimento de plantas “zero rejeito líquido”, que garantem a reutilização total da água e criam unidades de produção de plásticos recicláveis.

“Com esta aliança, a Danone continua inovando e incentivando o surgimento de novas formas de cooperação para gerar mudanças significativas. Ao nos juntarmos com a Veolia, estamos garantindo uma fonte segura de recursos tecnológicos e utilizando-os de maneira estratégica, uma vez que a nossa política climática é uma parte integrante de nossa missão e negócio”, diz Emmanuel Faber, CEO da Danone.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 179.000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para o desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2014, o grupo Veolia trouxe água potável para 96 milhões de habitantes e saneamento para 60 milhões, produziu 52 milhões de megawatt/hora e valorizou 31 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) obteve em 2014 um faturamento consolidado de 24,4 bilhões de euros*. www.veolia.com.

Informacões financeiras 2014 pro forma, incluindo Dalkia International (100%) e excluindo a Dalkia França.