Redes de franquias já empregaram mais de mil pessoas neste ano

• Escrito por  Economidia
  • Publicado em Demais

A expectativa das marcas é abrir novas lojas e gerar mais 800 oportunidades até dezembro de 2016

O Brasil está passando por um momento delicado em que a economia do país está bastante fragilizada. Como reflexo disso, o desemprego chegou ao patamar de 10,9% no primeiro trimestre de 2016, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o maior índice da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), iniciada em 2012.

No entanto, existem alguns segmentos que se destacam por seu bom desempenho mesmo em um cenário delicado, como mostra a pesquisa do desempenho de 2015 divulgada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor registrou no ano passado um crescimento de 8,3%. Ou seja, por ser um segmento que oferece maior segurança aos empreendedores, o setor de franquias torna-se uma opção muito visada para quem deseja se tornar o próprio chefe.

A rede Brasileirinho Delivery, especializada em comida típica brasileira em box, abriu 43 unidades neste ano, gerando 300 empregos diretos e 500 indiretos. Para o diretor de expansão da rede, Everton Didone, a marca ainda pretende oferecer outras oportunidades de emprego até o final do ano. “Nosso plano de expansão contempla a abertura de mais 60 unidades, o que vai gerar 400 novas vagas de emprego”, diz.

O Mercadão dos Óculos, rede de óculos de grau e de sol, teve uma grande procura por franquias neste ano, o que acarretou na abertura de 19 novas lojas e uma geração de 80 empregos direitos em todo o Brasil.

No segmento de serviços, a Sóbrancelhas, especializada no embelezamento da face e do olhar, não fica atrás. A rede é responsável pela geração de 620 empregos diretos e atende uma média de 85 mil pessoas por mês. Mas, como o crescimento da rede é agressivo, o número de empregados deve chegar a 880 até dezembro deste ano. Já a Arranjos Express, especializada na customização de roupas com agilidade na entrega, abriu 12 novas lojas o que gerou 48 oportunidades de emprego.

A tradicional empresa de roupas íntimas, Hope Lingerie mantém o ritmo de expansão acelerado e já conta com 16 contratos de franquias fechados que serão inauguradas nesse ano, gerando 80 novas contratações. Sendo assim, a rede oferecerá novas vagas, e até o final do ano com a previsão de abertura de 40 novas lojas, seguindo a estratégia que a rede esboçou para oferecer modelos de negócio compactos, serão 200 oportunidades de emprego até o final de 2016.