TOKIO MARINE SEGURADORA

Piso tátil Mercur busca proporcionar mais segurança às pessoas

  • Escrito por  Beatriz Izzo
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

No ano da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil algumas mudanças contribuem no esforço de propiciar ambientes acessíveis

A Mercur acredita que a acessibilidade, em muitos contextos, tem ligação direta com a autonomia e a liberdade de as pessoas conduzirem de forma independente as atividades do seu dia a dia. Com isso, um dos produtos da empresa é o piso tátil, que busca proporcionar às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, condições de segurança e de orientação necessárias para que elas possam se deslocar e efetuar suas tarefas do dia a dia, com maior independência.

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) estima que, para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, cerca de 2,34 milhões de pessoas passarão pelo Rio de Janeiro (RJ), sendo 1,7 milhões para os Jogos Olímpicos e 557 mil para os Paralímpicos, entre atletas, delegações e turistas de 206 países.

Diante desse cenário, junto às modificações trazidas pela Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2015) e Lei Brasileira da Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), algumas mudanças contribuem para propiciar ambientes acessíveis, com a possibilidade das pessoas resolverem situações simples do seu cotidiano, como uma ida ao banco, sem qualquer impedimento.

A arquiteta e especialista em acessibilidade e inclusão, Regina Cohen, diz que o piso é obrigatório para todos os espaços. Entretanto, a cobrança maior deve ser em espaços e edificações públicas em todos os níveis (federal, estadual e municipal), como aeroportos, shoppings, terminais de transporte em geral (Rodoviárias, Metrô, Trem, etc.). Existem no mercado opções de pisos táteis que podem ser instalados tanto em áreas externas quanto internas.

Além desses locais, o piso cumpre um papel fundamental no ambiente educacional. “Nas escolas o piso tátil também é muito importante, pois ele possibilita que alunos com deficiência visual se desloquem com segurança e autonomia, como os outros alunos. É a materialização do direito de ir e vir com liberdade”, comenta Cristina Fank, terapeuta ocupacional da Mercur.

O piso tátil fabricado pela Mercur é formado por placas de borracha com superfícies que apresentam relevos indicativos, que atendem duas funções: alerta ou direcional. O piso direcional possui linhas longitudinais, em relevo para demarcar a direção e o alerta é formado por uma superfície tipo moeda que indica a mudança de sentido ou obstáculos. É recomendado exclusivamente para uso interno, pois a sua composição não foi desenvolvida para atender instalações em áreas externas as quais estão mais suscetíveis às intempéries.

Para garantir uma instalação e manutenção adequada para o Piso Tátil, a Mercur desenvolveu um vídeo com algumas orientações para auxiliar nesse processo.

Assista em:

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo