Fast Açaí faz primeiro carregamento de açaí para o exterior, nesta quarta, 11/5

• Escrito por  RAQUEL PINHO E EQUIPE
  • Publicado em Demais

Rede de alimentação saudável goiana concretiza plano de expansão internacional. Nesta quarta (11/5), 16 toneladas de açaí e cupuaçu serão enviadas ao porto de Jacksonville, na Flórida, para abastecer duas unidades em Orlando, nos EUA

Depois de conquistar o Brasil, o açaí, fruto amazonense que ficou conhecido por suas propriedades energéticas e nutricionais, tem rompido fronteiras e hoje é considerada como uma superfruta pelos norte-americanos. De olho nesse mercado, a Fast Açaí prepara a abertura de duas unidades na Flórida. Nesta quarta-feira (11/5), a franquia despachar a primeira carga efetiva de açaí e cupuaçu para os Estados Unidados. Serão 12 toneladas de açaí e mais 4 toneladas de cupuaçu para manter as duas lojas que serão abertas em Orlando, em junho.

Por volta das meio-dia, o container será carregado na sede da fábrica, em Aparecida de Goiânia, com destino ao Porto de Santos, de onde seguirá para o Porto de Jacksonville, na Flórida. No total, serão 20 dias de viagem marítima, resfriado a -18ºC, com previsão de chegada ao solo americano em 16 de junho. De acordo com gerente de operações internacionais da Fast Açaí, Odilon Moura, a carga seria suficiente para abastecer as duas lojas por cinco meses.
Para a franquia, que nasceu em Goiás, este é um passo que evidencia o sucesso da marca, fundada há apenas dois anos. “A expectativa é de que outras cinco unidades passem a funcionar nos EUA até dezembro, o que irá gerar um aumento na quantidade de produtos embarcados. A ida para o exterior representa um novo passo e leva a marca a um outro patamar no mundo dos negócios”. A rede atua no segmento de "healthy fast food" (refeição rápida e saudável), traz o Açaí Express como carro-chefe, mas oferece também cupuaçu express, sanduíches naturais, wraps e prepara-se para ampliar seu cardápio.

O plano de expansão da empresa está alicerçado nos programas de internacionalização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Um dos fatores que motivaram a abertura de lojas nos EUA são os hábitos alimentares dos norte-americanos. Conforme um estudo elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a população dos EUA, conhecida por ser a maior consumidora de fast food no mundo, tem buscado cada vez mais um estilo de vida mais saudável.
Outro comportamento relevante dos americanos é que eles conhecem os potenciais da fruta e o consumo de açaí é grande, mas em formas diferentes da mais comum aqui no Brasil, o açaí na tigela. A fruta ainda é consumida em cápsulas ou em sucos mistos com frutas mais familiares aos norte-americanos como: maçã, uva ou amora. “Os norte-americanos ainda não conhecem o quanto a fruta na sua versão mais saborosa”, diz.

O próximo passo da rede será a implantação de uma unidade de produção para fabricação dos outros itens do cardápios - sucos, wraps e sanduíches naturais - que visam tanto atender a exigências sanitárias do país quanto diminuir custos. “Temos sócios baseados nos Estados Unidos e o plano, em curto prazo, é constituirmos uma nova sede nos EUA”.

Atualmente, a Fast Açaí investe no estreitamento de relações com investidores de outros estados americanos, como Califórnia, Texas, Georgia e Nova York e tem recebido outras propostas. “No último mês, recebemos visitas de empresários colombianos, sul-coreanos e portugueses, interessados no potencial do produto. Estamos dialogando”. No Brasil, a empresa atingiu a marca de 95 lojas espalhadas em 11 estados em menos de dois anos. A intenção para 2016, além de aumentar sua presença no exterior é de atingir a marca de 200 unidades em funcionamento no Brasil.