TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabe o que faz um estatístico?

  • Escrito por  Camila Soares
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Dia 29 de maio comemora-se o Dia do Estatístico. Saiba como trabalha o profissional que pode falar sobre as chances do seu time ir para a segunda divisão e tem a carreira no topo do ranking com os melhores salários

Qual é a chance de você ganhar na Mega Sena? Sabe os motivos do aumento no seguro do seu carro? Quanto representa a um candidato ter 34% de intenções de voto? Esses são apenas alguns exemplos entre tantos outros que causam polêmica quando o assunto é estatística, pois muitos não têm ideia da atuação profissional.

Mas quem conhece o mundo da estatística descobre que ela é fundamental para a compreensão da realidade. Hoje, a estatística é ferramenta indispensável em todas as ciências, sejam elas exatas, humanas ou de saúde. O objetivo do estatístico é coletar dados e processá-los, de modo a auxiliar a tomada de decisões de qualquer ramo profissional

“Nos esportes, por exemplo, há claramente um espaço ótimo para aplicações de análises estatísticas, tanto para melhorar estratégias do jogo, como também manutenção da saúde dos atletas. Pode haver também estudos para melhorar o calendário de jogos”, explica Dóris Fontes, Presidente do Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3).

Por esse extenso leque, o profissional está em alta. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2013, entre 48 carreiras de nível superior, a estatística é a que apresenta a segunda melhor remuneração média no país: R$ 5.416 por mês. Só perde para os médicos, com ganho médio mensal de R$ 6.940.

No ranking geral das melhores carreiras, em que também foram avaliadas taxa de ocupação, jornada e cobertura previdenciária, a estatística ocupa a sexta posição — o primeiro lugar também ficou com a medicina.

Para sanar essa lacuna de conhecimento, o CONRE-3 tem atuado na divulgação da profissão. Vale a pena saber mais. Afinal de contas, em tempos de impeachment e campeonatos de futebol, as apostas podem ter um final mais feliz.

Sobre a Estatística

O dia 29 de maio foi escolhido por ser o início das atividades, em 1936, do Instituto Nacional de Estatística. No ano seguinte, o Conselho Brasileiro de Geografia incorporou-se ao INE, formando o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para exercer a profissão, é preciso ter registro nos Conselhos Regionais de Estatística.

Um pouco de curiosidade sobre as perguntas iniciais

- Mega Sena: existem mais de 50 milhões de combinações possíveis em um único jogo;

- Pesquisas eleitorais: no meio de 142 milhões de eleitores, são recolhidas amostras pequenas, por exemplo, duas mil pessoas;

- O seguro do carro aumenta por diversos fatores: homens aumentam o seguro (porque estatisticamente causam mais sinistros em colisões mais graves); filho adolescente faz o seguro aumentar muito mais.

Sobre o CONRE-3

O Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3), com sede no município de São Paulo, abrange os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foi constituído pelo Conselho Federal de Estatística (CONFE), em 1968. O órgão, entre suas atribuições, é responsável por zelar pelos interesses da profissão, além de fiscalizar e zelar pela ética profissional.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo