TOKIO MARINE SEGURADORA

Prefeitura promove Seminário de Logística Reversa no Rio

  • Escrito por  Andrea Dunningham
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá lançar uma coletânea inédita da legislação sobre resíduos sólidos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro promove, no próximo dia 4 de maio, o “Seminário Nacional de Logística Reversa – o estado da arte e perspectivas para a implementação da logística reversa no Brasil”. O evento será realizado no auditório da Fecomércio, no Flamengo, a partir das 9h, e contará com a participação de autoridades e especialistas no assunto de todo o país. Às 16h30, a secretaria fará o lançamento de uma publicação inédita elaborada pelo órgão: “ Resíduos Sólidos: coletânea das legislações federal, estadual e municipal do Rio de Janeiro”.

O evento está dividido em quatro painéis, com objetivo de tratar tanto das questões ambientais e indutoras sobre o tema quanto de apresentar casos práticos. Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, a Prefeitura tem trabalhado em diversas frentes para garantir mais sustentabilidade à cidade do Rio de Janeiro e o seminário certamente trará novas ideias a serem implementadas para estimular a Logística Reversa.

“Hoje o país conta com três acordos setoriais, mas sabemos que há espaço para muitas outras iniciativas. A logística reversa não traz apenas ganho ambiental, mas se apresenta também como uma ferramenta a favor dos setores industriais e empresariais, uma vez que a destinação adequada dos resíduos e o retorno dos produtos/embalagens aos seus fabricantes, pode reduzir os custos de produção. No evento vamos falar das iniciativas já assinadas e também de experiências das cidades brasileiras com logística reversa”, explicou Muniz.

O primeiro painel, às 9h30, será sobre “Os resultados da COP21 para o Brasil e seus desdobramentos para o estado e o município do Rio de Janeiro”. Participam do debate o Secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, André Correa; o Professor da Coppe/UFRJ, Emílio La Rovere; Sabrina Gimenez, representando o Ministério do Meio Ambeinte; e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.

No segundo painel, o debate será sobre “Implementação dos acordos setoriais: embalagens de óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos”. Na mesa, Rogério Naccache, Gerente de Operações do Instituto Jogue Limpo; Georges Blum, Presidente Executivo da Abilumi; e Ademir Brescansin, Gerente do Departamento de Sustentabilidade da Abinee. Victor Zveibil, Consultor do Programa de Saneamento Ambiental da Baía da Guanabara, atuará como mediador da mesa.

Às 14h, será a vez de debater “Logística Reversa de embalagens em geral: instrumentos indutores e entraves”. O tema será mediado por Aspásia Camargo, Presidente da Fundação João Mangabeira no Estado do Rio de Janeiro. Como debatedores, Victor Bicca, Presidente do Cempre; Luciano Moreira, Diretor Presidente da Comlurb; Nelson Bugalho, Vice Presidente da Cetesb; e Ricardo Alves, Coordenador Socioambiental e de Articulação Institucional da SEA/RJ.

O último painel será dedicado às experiências práticas: “CB-27 – Experiências das cidades brasileiras nas políticas municipais de logística reversa”. Eduardo Lima de Matos, Secretário Municipal de Aracaju, apresentará os avanços obtidos em sua cidade; a Secretária de Meio Ambiente Maria Águeda Muniz mostrará os resultados de Fortaleza; e a Secretária Silvia Brilhante irá expor os resultados em Rio Branco. Participa também do painel o Secretário executivo do CB27, Nelson Moreira Franco. A mesa será mediada pelo Secretário do Rio, Carlos Alberto Muniz.

Após os debates será realizado o lançamento da coletânea de legislação sobre resíduos sólidos elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio. A publicação reúne a base legal para a gestão de resíduos sólidos da cidade, oferecendo mais de 200 legislações federais, estaduais e municipais.

Na avaliação do Secretário Muniz, esta obra favorecerá o conhecimento e aplicação da legislação por diversos atores, garantindo que os projetos realizados na cidade estejam em consonância com as leis federais, estaduais e municipais. “Esta é mais uma contribuição da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para a formação de uma sociedade mais consciente e participativa no trato da questão ambiental”, disse ele.

SERVIÇO:

Dia: 4 de Maio

Local: Auditório da Fecomércio: Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo. Rio de Janeiro

Hora: 8h - Credenciamento – 9h Abertura – 16h30 – Lançamento do livro

Informações: ou pelo telefone 21-3553-3968

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo