Pai do coaching, Timothy Gallwey, lança livro no Brasil

• Escrito por  Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial
  • Publicado em Demais

O jogo interior do tênis, oguia clássico para excelência no esporte e na vida

“O livro já vendeu mais de um milhão de cópias e foi responsável por impulsionar o estilo que hoje conhecemos popularmente por ‘Jogo Mental’. Ele oferece um método revolucionário de aprender e refletir sobre o jogo”.

(Harvard Tennis News)

Tenista profissional e capitão da Universidade de Harvard, Timothy Gallwey, considerado o “pai do coaching”, passou a atuar como treinador de tênis na década de 1970. Já no início da carreira, percebeu que os treinos convencionais pecavam em não abordar questões comportamentais que comprometiam a performance dos atletas, e apenas os ajudavam com os adversários do campo.

Como forma de preparar-se para ajudar os jogadores a derrotar os adversários do jogo interior, o treinador passou a estudar técnicas de meditação e aprofundou-se nos estudos sobre comportamento e desenvolvimento humano. O resultado deste trabalho foi divulgado no best-seller O jogo interior do tênis, sucesso mundial imediato e agora publicado no Brasil pela editora SportBook, do grupo Edipro.

Chamado por Billie Jean King (detentora de 39 títulos de Grand Slams) de a “Bíblia do Tênis”, este é um dos livros de esporte mais importante de todos os tempos. Na consagrada obra, o autor explica que o praticante do Jogo Interior desenvolve uma base sólida para a autoconfiança, e aprende que o segredo para vencer qualquer desafio está em não exagerar na intensidade. Além de buscar o desempenho espontâneo – que ocorre quando a mente está tranquila e parece harmonizada com o corpo –, ele encontra de maneira surpreendente a própria forma de superar os limites repetidas vezes e supera as dificuldades da competição. Além de descobrir o desejo de vencer, que ajuda a liberar a energia e não temer a derrota.

Vitórias no Jogo Interior podem não se recompensadas com troféus, mas proporcionam recompensas valiosas que são mais permanentes e podem contribuir de maneira significativa para o sucesso de um individuo, tanto dentro como fora da quadra.

Ao analisar o ambiente empresarial, conclui-se que os adversários do Jogo Interior nas empresas não parecem ser muito diferentes daqueles observados no esporte. Frequentemente, profissionais das mais diversas áreas de atuação travam batalhas internas contra o medo, insegurança, desmotivação, falta de concentração, frustação e falta de perspectiva. Quando não conseguem vencer esses oponentes, deixam a desejar em desempenho e resultados. Por isto, o método desenvolvido por Gallwey, que fez tanto sucesso, foi levado não apenas a outros esportes, mas também adaptado ao ambiente corporativo, no desenvolvimento de competências através do Coaching, transformando-se em uma leitura obrigatória e indispensável a todos que desejam evoluir na vida pessoal e profissional.

Jogo Interior, ou jogo mental, lida com a psicologia esportiva: a concentração da mente para o domínio do nervosismo, da insegurança e das distrações. Seu objetivo central é atingir o melhor desempenho através da “concentração relaxada”. Uma técnica inteligente para vencer dentro e fora da quadras.

Sobre o autor:

Timothy Gallwey foi capitão da Harvard University Tennis Team em 1960. Em 1971, então professor de tênis profissional na Califórnia, começou a perceber que os muitos pensamentos que passavam pela cabeça de seus alunos os estavam impedindo de ter atenção e foco. Por meio de experiências e resultados surpreendentes, obtidos através da formação de uma nova consciência em cada jogador, fundou as bases da psicologia esportiva com o “jogo interior do tênis”. Com suas interessantes histórias, que são suas principais ferramentas de ensino, tornou-se o guru do Jogo Interior, uma filosofia que cresceu e ganhou proporções que excedem o mundo esportivo, podendo até determinar o estilo de vida de um indivíduo. A eficiência de seus fundamentos foi comprovada no ski, no golf, na música, nos negócios. Gallwey é conhecido como o fundador do conceito Coaching, a ferramenta mais utilizada nos dias de hoje para desenvolvimento de pessoas e que deu origem posteriormente ao coaching de negócios, coaching de vida e coaching executivo. Atualmente, ele vive em Agoura Hills, Califórnia. Há cerca de 20 anos apresenta a metodologia do Jogo Interior em empresas que buscam as melhores formas de gerenciar mudanças. Seu best seller mundial, O Jogo Interior do Tênis, é um dos livros de esporte mais importantes de todos os tempos e merece ser lido por aqueles que querem vencer, dentro ou fora das quadras.

Editora: SportBook

Autora: W. Timothy Gallwey