O que leva um atleta à condição de ídolo?

• Escrito por  Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial
  • Publicado em Demais

Livro publicado pela SportBook traz a história de Federer, oferecendo reflexões sobre as conquistas e os momentos dramáticos da carreira do tenista

Federer, obra escrita pelo jornalista Chris Bowers, e publicada pela editora SportBook, do grupo Edipro, não relata apenas todos os passos do tenista, desde seus primeiros golpes com uma raquete de tênis, mas traz, principalmente, os fatos dos bastidores e entrevistas de muitos personagens, amigos e adversários do atleta, que é considerado como o maior tenista de todos os tempos.

Esta obra evoluiu por um período de quase dez anos. Em 2005-06, Bowers escreveu a primeira biografia em língua inglesa de Roger Federer, que foi publicada com o título de Fantastic Federer. Naquela época, Federer tinha pouco mais de 20 anos, e o livro consistia mais em um perfil e uma especulação sobre suas possíveis conquistas. Os anos se passaram, e o primeiro livro foi atualizado, revisado, renomeado e reformado. Esta é a sua sétima versão, e a obra pode ser encontrada com três títulos: Roger Federer – Spirit of a Champion, Roger Federer – The Greatest, e Federer.

Este livro é, portanto, uma biografia “não autorizada”, embora o autor prefira utilizar o termo “independente”, já que “não autorizada” parece inerentemente hostil. A ausência de autorização o concedeu certo grau de liberdade para escrever sobre Federer sem restrições relacionadas às expectativas dele e de seus assessores.

Na obra, é possível perceber o trabalho cuidadoso do autor, pois, além de contar a história, ele mostra um panorama detalhado da personalidade de Federer, com reflexões sobre as conquistas e os momentos dramáticos, como ele lidou com as rivalidades, a fama repentina, as quedas, a mononucleose e a importância do papel da família em toda a trajetória.

Sucesso de vendas em mais de 10 países, Federer é uma leitura enriquecedora que permite o leitor uma visão mais humana do duro caminho que o suíço trilhou até superar a cobrança, interna e externa, e alcançar os primeiros grandes resultados.

Sobre o autor:

Chris Bowers é um escritor independente e comentarista que cobre o mundo do tênis desde 1992. Começou no rádio em 1986 na área de serviços internacionais da Swiss Radio International, em Berna. Durante esse período, jogou tênis na liga suíça, defendendo o tênis clube Flamingo, cujo proprietário era Frantisek Kratochvil, pai de Michel, que jogou no circuito profissional. Seu parceiro de duplas nessa temporada foi Severin Lüthi, hoje capitão da equipe suíça da Copa Davis e confidente de Roger Federer. Depois de trabalhar para uma organização ambiental por dois anos, passou a dedicar-se em tempo integral ao tênis em 1992, trabalhando para jornais, revistas, rádio, televisão e internet. Seu trabalho mais conhecido é o de comentarista da Eurosport e da rádio BBC, mas também trabalha como repórter em várias outras emissoras pelo mundo. Como escritor, trabalhou em muitos jornais, revistas e websites. Este é seu oitavo livro sobre tênis. Atua também na área de meio ambiente e é conselheiro do governo local inglês. Tem 54 anos e vive com sua filha em East Sussex, Inglaterra.

Editora: SportBook

Autor: Chris Bowers