TOKIO MARINE SEGURADORA

7 dicas para realizar uma boa compra em um leilão de imóveis

  • Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

O leilão é uma modalidade de compra em que imóveis são disputados pelos participantes e vendidos para aqueles que derem o maior lance. Geralmente, as casas e os apartamentos disponíveis apresentam um preço inferior ao de mercado, o que acaba atraindo muitas pessoas. Além disso, os adeptos do sistema podem participar de leilões online, que possuem regras e bens semelhantes aos dos presenciais.

No entanto, mesmo que os preços sejam atraentes e pareça fácil comprar um imóvel em um leilão, alguns cuidados são necessários na hora de dar um lance. Embora pareça um detalhe, o imóvel de leilão pode trazer várias complicações para o comprador, que, em alguns casos, pode se ver até impedido de tomar posse dos bens pelos quais efetivamente pagou.

Antes de calcular o lance máximo pretendido, é importante levar em conta alguns aspectos essenciais. Fazer uma checagem cuidadosa de toda a documentação do imóvel, levantar possíveis dívidas antigas, ler com especial atenção as regras e normas do edital e analisar as melhores formas de pagamento são atitudes essenciais para evitar um mau negócio. Confira abaixo 7 dicas para uma boa aquisição em um leilão de imóveis:

Leia o edital com atenção

O edital do leilão de imóveis é um documento que traz todas as informações necessárias sobre o bem. O estado de conservação, a forma de pagamento, as condições de venda, o preço mínimo para o lance e a comissão do leiloeiro devem, obrigatoriamente, constar no edital. É importante ressaltar que o valor mínimo do lance deve ser superior a 60% do valor da avaliação do imóvel.

Visite o imóvel com antecedência

É importante realizar uma visita prévia, fazendo uma inspeção minuciosa do imóvel, se possível com a presença de técnicos especializados. Muitas pessoas acabam assinando um contrato de compra sem ao menos fazer uma verificação. Conhecer o bem antes da compra é uma ótima dica para evitar futuras frustrações. Mas, em muitos casos, o morador do imóvel em leilão não abre as portas para visitas de interessados. Nesses casos, procure conversar com vizinhos ou funcionários do condomínio para saber as condições, o uso e o estado de conservação.

Verifique possíveis ações judiciais contra a execução

Em muitos casos, a demora na desocupação de imóveis em leilão é fruto de algumas liminares por parte dos moradores. É muito comum que os mutuários se sintam insatisfeitos com alguns itens, como a cobrança de juros sobre juros. Os bancos, em geral, não costumam aguardar o julgamento dessas ações antes de leiloar o imóvel. Isso pode acarretar em uma demora na hora do comprador tomar posse. A dica, então, é procurar um cartório ou fórum a fim de verificar se existem ações judiciais, além de conversar com o próprio morador para saber se ele planeja resistir ao despejo.

Defina um lance máximo

É importante controlar a empolgação na hora do leilão. Não dê lances acreditando que comprará o imóvel com o lance mínimo. Quanto melhores as condições de uso do imóvel e fatores como localização, maiores serão as chances de que vários candidatos se apresentem. Por isso, o ideal é manter o controle e seguir os seus objetivos: defina um valor máximo de arrematação e jamais o ultrapasse. É importante lembrar que os leilões de imóveis ocorrem constantemente. Assim, se você não conseguiu adquirir um bem logo no primeiro, é muito provável que outras boas oportunidades apareçam em leilões futuros.

Estude as melhores formas de pagamento

No edital do leilão, é possível encontrar algumas regras sobre as formas de pagamento. É necessário avaliar essas normas e analisar como você fará o pagamento para não sair no prejuízo. Alguns leilões, por exemplo, não permitem a utilização do Fundo de Garantia (FGTS) para o pagamento do imóvel adquirido. Outra dica interessante é pesquisar os menores juros do mercado e evitar comprometer mais de 15% da renda mensal com o valor de cada parcela.

Registre o imóvel após o arremate

Vários imóveis leiloados possuem outras penhoras (essa informação deve estar contida no edital). É muito importante que se faça o registro do bem adquirido para que ele não seja arrematado em outro leilão. Assim, é necessário comunicar a compra ao cartório imediatamente após o arremate. Após isso, a venda fica registrada na matrícula do imóvel, impedindo que ele seja colocado à venda novamente.

Contrate um advogado

Em todo o processo de aquisição de um imóvel em leilão, é importante tirar todas as suas dúvidas com um advogado. A contratação de um profissional pode parecer uma ideia custosa no começo, mas o apoio pode evitar que você faça um mau negócio.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo