Um coração verde na Grande São Paulo

• Escrito por  Solange Galante
  • Publicado em Demais

Considerada uma das maiores áreas brasileiras de conservação, localizada na zona oeste da cidade, a Reserva Tamboré está em fase final de aprovação do Plano de Manejo

A Reserva Biológica Tamboré, localizada na Av. Marcos Penteado Ulhoa, é uma das maiores áreas brasileiras de conservação inseridas em perímetro urbano e está localizada dentro do bairro de Tamboré. São mais de 3 milhões de m², pertencentes à cidade de Santana de Parnaíba. Todo esse patrimônio público e joia rara da Mata Atlântica conta com a gestão do Instituto Brookfield, órgão sem fins lucrativos que pertence à Brookfield Incorporações.

Por meio de um convênio com a prefeitura de Santana, o Instituto tem autorização para organizar programas e projetos que contribuem para preservação da Reserva, que é um coração verde dos bairros de Alphaville e Tamboré.

Resguardar todos os atributos naturais existentes em seus limites é o papel de um gestor de reserva ambiental. Apenas são permitidas ações de recuperação e manejo que possam contribuir com a manutenção do equilíbrio verde. Hoje, somente pesquisadores e gestores ambientais trabalham no interior da Reserva Biológica Tamboré. As visitações são restritas para atividades de educação ambiental e pesquisa científica.

Plano de Manejo

Atualmente, o Instituto Brookfield executa o Plano de Manejo da Reserva, que está em fase de aprovação final pelos órgãos governamentais. Esse Plano é o principal instrumento para o estudo de detalhes e gestão de uma Unidade de Conservação (UC) e organiza o planejamento de uso da área, os processos gerais e específicos de manutenção e normas que visam a proteção dos recursos naturais.

Depois do mapeamento do perímetro preservado da Reserva Biológica Tamboré, uma equipe técnica avaliou as condições naturais quanto à vegetação, fauna, solo, nascentes e córregos existentes, além do panorama socioambiental e respectivas pressões externas, ocasionadas pela urbanização no entorno direto, como o trânsito de veículos.

A comunidade do entorno (moradores, escolas, estudiosos) e diversos órgãos da prefeitura também participaram do Plano de Manejo por meio de oficinas públicas.

Na 4ª e última oficina de discussão do Plano de Manejo, realizada no mês de fevereiro, no Centro de Educação e Sustentabilidade Alphaville (CES), em Santana de Parnaíba, a equipe técnica apresentou o resultado dos estudos realizados nas reuniões e oficinas anteriores, divulgando os projetos que comtemplarão o Plano: infraestrutura e operação; proteção e recuperação ambiental e a conscientização e sensibilização da comunidade do entorno.

Veja os números da Reserva Ambiental Tamboré que dão a ela o título de maior patrimônio verde preservado da região e uma das maiores do Brasil. • 18 nascentes que abastecem córregos da região • Cobertura vegetal de caráter secundário, com mais de 70% de área de estágio médio-avançado e avançado • 193 espécies vegetais identificadas que pertencem a 67 famílias botânicas • 123 espécies de aves com destaque para algumas indicadoras de boa qualidade ambiental

SOBRE O INSTITUTO BROOKFIELD – O Instituto Brookfield é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento sustentável das regiões de atuação da sua principal mantenedora, a Brookfield Incorporações. Respeitando as características, potencialidades e demandas locais, o Instituto articula parcerias e mobiliza pessoas e instituições para contribuir de forma efetiva na conservação ambiental e para a inclusão social. O projeto nasceu da experiência da Brookfield Incorporações como mantenedora e gestora do Instituto Tamboré, entre os anos de 2008 e 2010. O Instituto Brookfield mobiliza pessoas e instituições, articula parcerias e se envolve em ações de capacitação profissional e educação ambiental. Respeitando as características, potencialidades e necessidades locais, contribui para o crescimento e a inclusão social, criando oportunidades reais de geração de renda e promovendo a autonomia.