TOKIO MARINE SEGURADORA

Programa Pense Seguro da FMC: Segurança do escritório ao campo

  • Escrito por  Angélica Cortez
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Os diferenciais da iniciativa são simplicidade, frequência e compartilhamento da responsabilidade

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado em 28 de abril em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores quanto aos riscos de acidentes. Com o intuito de conscientizar os colaboradores e suas famílias a agirem com segurança no cotidiano, a FMC Agricultural Solutions promove o programa Think! Safe (Pense! Seguro) mundialmente.

“Nosso principal objetivo é criar uma cultura de ‘pensamento seguro’, em que todos os colaboradores tenham atitudes de prevenção, seja com sua família ou no trabalho, e que o compartilhamento desta visão seja natural, constante e interativo. Com o passar dos anos, vemos um crescimento quanto ao engajamento dos colaboradores na participação dos temas de segurança, pois eles estão mais presentes, opinam e compartilham suas próprias vivências”, comenta o Gerente de Projetos e EHS da FMC, Nicolau Serra.

O programa, lançado há cinco anos, procura alcançar diferentes áreas dentro da empresa, como escritórios, equipe externa de vendas e suas muitas viagens para atenderem os clientes, transporte e armazenagem de produtos perigosos e ambientes das fábricas. “Um dos nossos propósitos é disseminar rotinas e boas práticas de cada cidadão, independente de onde ele esteja ou qual função exerça na FMC. Além disso, reforçamos a segurança como valor principal na companhia”, garante.

Na prática, o programa Think! Safe ocorre permanentemente por meio de iniciativas, como reuniões semanais em que são relembrados os principais cuidados e episódios de risco; veiculação de vídeos e cartazes; intranet de segurança e redes sociais (facebook) com informações sobre a campanha; troca de lições aprendidas e compartilhamento dos cuidados de segurança para estimular o “Safety Share”, uma prática em que se começa em qualquer reunião, dedicando os primeiros minutos para um dos colaboradores contribuir com algo que aprendeu ou vivenciou na área de segurança.

Além disso, é realizado um monitoramento mundial, em que a área de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da FMC compila os dados mundiais e compartilha com os colaborados por e-mail, junto com um vídeo. Anualmente, é executada uma campanha anual de vacinação contra a gripe H1N1 e existe um projeto direcionado ao time de vendas para a divulgação das boas práticas de campo e os cuidados na segurança no manuseio de produtos perigosos. Para reforçar o tema de segurança nos escritórios, são feitos simulados de emergência, houve a contratação de um serviço de atendimento de emergências médicas e os motoristas fazem reciclagem com curso teórico e prático de direção defensiva, em toda a América Latina.

“Atualmente, esse programa surpreende os novos colaboradores. Por exemplo, logo quando novos gestores são contratados, antes de dirigirem os veículos da empresa, eles precisam ser aprovados em um curso de direção defensiva, além de receberem uma imersão em segurança e meio ambiente, principalmente na fábrica. Temos um retorno imediato de quem não estava atento a diversos cuidados e, a partir disso, eles assumem uma postura engajada, pois ficam alerta aos seus papeis e cuidados próprios e com os outros”, destaca Nicolau.

Sobre a FMC

Por mais de um século, a FMC tem servido os mercados industriais e de consumo agrícolas globais com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2015, a empresa adquiriu a Cheminova e, no mesmo ano, totalizou uma receita de aproximadamente US$ 3,3 bilhões. A FMC emprega aproximadamente 6 mil pessoas em todo o mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC saúde e nutrição e FMC lítio. Para mais informações, visite www.fmc.com

Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. É pioneira em produtos para algodão, líder em cana, com tecnologias para grãos, café, H&F, florestas plantadas, pastagem e outras culturas. O foco da empresa está em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo