TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologia ajuda indústria de alimentos a evitar contaminação

  • Escrito por  Edson Barros
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Sistema combate a formação de biofilme microbiano, colônia de bactérias que se forma no interior das tubulações que levam os produtos até o envase.

A produção de alimentos em geral, sucos e polpas exige um elevadíssimo controle de qualidade por parte das indústrias para evitar a contaminação, desperdício e até perda de produtos. Para auxiliar as companhias nesta tarefa, a Ultra Clean Brasil lançou no mercado o UC System, tecnologia inédita, patenteada e ecologicamente correta para a limpeza e descontaminação interna de tubulações.

De acordo com a empresa, alimentos em geral, sucos e polpas costumam deixar resíduos ao passarem por tubulações. Com o tempo, estes resíduos formam o biofilme microbiano, colônia de bactérias capaz de prejudicar a qualidade final dos produtos e inclusive provocar a contaminação cruzada na troca de sabores.

“Ainda hoje, produtores de todos os portes contabilizam elevadas perdas de produtos que ficam parados parcialmente nas tubulações”, explica José Roberto R. Souza, gerente Técnico da Ultra Clean Brasil. “Essas empresas gastam fortunas com água de rinsagem, soda cáustica, sanitizantes alcalinos, entre outras soluções, para tentar reduzir o impacto da contaminação, o que nem sempre é bem-sucedido”.

Diferente deste método, a limpeza de tubulações oferecida pela Ultra Clean Brasil é realizada a seco e em questões de segundos. Executada com equipamentos exclusivos da tecnologia UC System e com equipe técnica altamente especializada, a operação garante limpeza completa das tubulações e mangueiras, devolvendo aos níveis aceitáveis os índices de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

A tecnologia UC System utiliza um lançador pneumático que dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior das tubulações e mangueiras que recebem os produtos alimentícios. A pressão exercida pelo projétil exerce ação mecânica que remove impurezas e resíduos formadores do biofilme microbiano.

Ecologicamente correto, UC System também reduz em até 50% o consumo de água e de produtos químicos utilizados na etapa de sanitização das tubulações, já que os líquidos entrarão apenas na etapa final da limpeza e não desde o início do processo. Outra vantagem é que a operação oferecida pela Ultra Clean Brasil garante redução significativa do volume de líquidos liberados para o tratamento de efluentes. A tecnologia destaca-se também pela melhoria das condições de trabalho dos operadores das máquinas (insalubridade zero).

“Com o uso de UC System, os produtores de alimentos em geral combatem o desperdício ao mesmo tempo em que conquistam a tranquilidade de utilizar tubulações livres de contaminantes, o que aumenta a qualidade final dos produtos”, completa o gerente Técnico da Ultra Clean Brasil.

Para mais informações sobre a tecnologia, acesse: www.ultracleanbrasil.com.br

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo