TRC Sustentável cresce e conquista mercado nacional com soluções para economia de água

• Escrito por  Fatos&Ideias Comunicação
  • Publicado em Demais

Rede de franquia de planejamento da água se tornou referência após dificuldade hídrica enfrentada pelo país

Pioneira no mercado, a rede de franquia TRC Sustentável chegou ao franchising em 2013 com seu formato inovador que ia de encontro com a necessidade encontrada pelo brasileiro naquele momento, economia de água. "Somos a única franquia atuante no segmento de gestão de consumo de água, com projetos voltados a todos os consumidores com foco em economizar água e o dinheiro do cliente. Nossa franquia ajuda as pessoas a economizarem na conta de água e dissemina conceitos sustentáveis, com a finalidade de evitar o desperdício e fazer uso consciente da água", disse Anderson Silva, diretor executivo da TRC Sustentável.

Com a crise hídrica instalada nas principais capitais brasileiras, muitas pessoas se viram obrigadas a buscar alternativas que garantissem a água na torneira, e gerasse economia no bolso. "As pesquisas apontam a disposição dos consumidores em contribuir com projetos que promovam mudanças sociais e ambientais e o mercado sustentável vem crescendo ano após ano e conquistando cada vez mais adeptos. A mídia e a informação, de um modo geral, também tornaram isso possível. A população de hoje tem muito mais acesso a informação e isso contribui para a mudança deste cenário", falou o diretor.

No último ano a TRC Sustentável inaugurou unidades em Tocantins, Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Distrito Federal e Goiás. "Estamos crescendo e conquistando cada vez mais lugar de destaque no mercado de sustentabilidade. Hoje somos uma boa opção não apenas de investimento para quem busca abrir o negócio próprio, como uma alternativa de economia de água para quem se preocupa com o meio ambiente", contou Silva.

Mesmo com um cenário propício, muitos dos serviços oferecidos pela TRC Sustentável ainda são pouco conhecidos pelo público, que pode economizar até 60% em sua conta de água ao fim do mês. "Estamos trabalhando arduamente para chegarmos ao conhecimento de toda a população e pouco a pouco estamos conseguindo, graças à divulgação da mídia. Estamos ampliando nossa equipe de funcionários e investindo no marketing digital da franquia e na reformulação do site. Outros planos se referem à expansão. Queremos atuar em todas as capitais do Brasil onde a marca TRC Sustentável ainda não chegou, e para isso estipulamos como meta crescer nosso faturamento em 60%", informou Silva sobre os planos de expansão da rede.

As mudanças sofridas pela rede TRC Sustentável de 2013 até o atual momento foram muitas, sempre em busca de crescimento potencial e ideal do negócio. "Iniciamos com cinco unidades franqueadas, no ano seguinte vendemos 12 unidades, em 2015 fechamos com 19 novas unidades, isso em tempos de recessão econômica e crise hídrica, uma mostra de que fomos aceitos nesse mercado", falou o diretor que completou. "Hoje, posso dizer que nossos franqueados tem o conhecimento e são engajados com causas ambientais e isso é muito positivo para o nosso sucesso. Deixamos também de usar tecnologias de parceiros e passamos a desenvolver nossa própria, com mais eficiência e menos custos para os franqueados", explica.

O serviço de frente da TRC Sustentável é o PGA (Projeto de Gestão da Água) que consiste na consultoria inicial da conta, analisando o perfil de consumo do cliente e posteriormente a equipe técnica implanta o projeto com a verificação de toda a rede hidráulica, de qualquer vazamento ou infiltração/fuga de água, através de tecnologia de ponta e precisão, posteriormente são aplicados em todos os pontos de água do imóvel dispositivos que evitam desperdícios de água. Após esses procedimentos, são aplicadas as Técnicas de Economia de Água (T.E.A.), que ajustam a pressão em todos os pontos de água, regulando registros, válvulas e caixas acopladas nos banheiros, além da troca de anéis de vedação, otimizando o consumo da água. Por fim, é elaborada uma planilha de gestão e monitoramento diário do consumo, com relatórios de medição, informando o cliente os percentuais de economia gerados após a implantação do PGA, quais os períodos de maiores e menores consumos e sistema de alerta quando a conta sobe.

Com um crescimento de 100% em números de serviços no último ano, a TRC Sustentável já pode ser considerada um sucesso. "Estamos em atividade desde grandes centros urbanos, como São Paulo capital, até em municípios menores como Nova Lima em Minas Gerais. Estamos na iminência de uma crise hídrica e isso de certa forma, ajuda nosso negócio", finalizou Anderson Silva. Segundo pesquisa Ibope, 94% dos brasileiros está preocupada com problemas ambientais e hoje em dia, fazem alguma ação com intuito de reduzir os impactos ambientais.

Sobre a TRC Sustentável

A TRC Sustentável (Tecnologia em Redução de Custos) é uma rede voltada para o desenvolvimento e comercialização de projetos voltados à sustentabilidade, auxiliando na preservação do meio ambiente. Fundada em 2004, a empresa adotou o modelo de franchising em 2013, e hoje possui mais de 33 unidades em execução, em 15 estados brasileiros. A TRC Sustentável se destaca no mercado por seus projetos e serviços exclusivos que auxiliam na redução de consumo de água significativamente. Entre eles o PGA, um projeto que inclui consultoria, know how, prestação de serviços e dispositivos aplicados que evitam desperdício de água, gerando economia.