A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Poço artesiano é saída durante a seca em diversas regiões do Brasil

  • Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Neste ano, o fenômeno El Niño promete ser um dos mais intensos já registrados, trazendo sérias consequências climáticas em diversos países, inclusive o Brasil. Cientistas alertam para a possibilidade de secas em algumas regiões e inundações em outras, o que podem afetar milhões de pessoas.

Especialistas afirmam que o inverno de 2016 será mais intenso em relação ao do ano passado. Para se preparar, muitos condomínios, produtores, agricultores e empreendedores estão investindo na escavação de poços artesianos e semi-artesianos para suprir a possível falta de água. Essa alternativa vem crescendo e tem ganhado cada vez mais adeptos.

O que é poço artesiano?

Poços artesianos são aqueles que possibilitam a utilização das águas subterrâneas pelo homem, para que ele consiga realizar todas as suas atividades cotidianas. Esse recurso era utilizado nos primórdios da civilização, já que a água jorra naturalmente sem a necessidade de um equipamento específico.

Outra maneira de conseguir utilizar a água do subsolo é por meio de um poço semi-artesiano. A diferença entre os dois é que este último requer a ajuda de um maquinário para que o líquido seja pressionado e bombeado até a superfície e possa ser aproveitado para a realização de diversas atividades.

O uso de reservas hídricas está cada vez mais comum no Brasil, pois é um verdadeiro investimento, principalmente para empresários que trabalham diretamente com a água, como lava-rápido. Com a manutenção sempre em dia, como limpeza e eliminação de resíduos que podem ficar acumulados na tubulação, a qualidade da água e de seu funcionamento estarão garantidos.

Vantagens do poço artesiano

Como é retirada do subsolo, a água tende a ter mais nutrientes e sais minerais do que a utilizada no dia a dia. A autonomia que o poço artesiano oferece é grande, já que as consequências de uma crise hídrica são minimizadas ou nem são sentidas por empresas e comunidades. Sendo assim, ele se tornou a alternativa perfeita para escapar do desabastecimento e racionamento.

Além de mais pura, a água pode ser consumida sem a necessidade do pagamento de altas taxas, já que as cobranças dos serviços de abastecimento são mínimas. Em alguns casos, quando a quantidade de água adquirida pelo poço é capaz de suprir todas as suas necessidades, é possível se desvincular totalmente dos serviços de abastecimento.

Como construir?

Com a crise hídrica que assolou algumas regiões brasileiras, a procura pela construção dos poços artesianos aumentou. Entretanto, vale lembrar que é necessária uma autorização especial para que a escavação seja iniciada, o que pode demorar em torno de seis meses e um ano para ser emitida.

Os técnicos devem avaliar se há exploração e muita utilização das águas subterrâneas na região. Além disso, alguns testes são realizados para saber se a água está contaminada por produtos químicos ou outros agentes que podem causar doenças. Também é feita a verificação da quantidade de água existente na área para descobrir se ela atende às necessidades da residência ou do estabelecimento e compensa o investimento na obra.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo