Merial destaca Aftobov para Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, em maio

• Escrito por  Texto Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

Aftobov é a marca mais lembrada no combate à aftosa no Brasil.

Em maio, será realizada a Etapa da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, doença que já provocou muitos prejuízos à pecuária brasileira ao longo da história, tanto em termos de imagem da atividade e do país como em danos econômicos, com a proibição de exportação de carne bovina.

A Merial, líder em saúde animal, reforça mais uma vez sua preocupação com a prevenção da febre aftosa e valoriza a parceria com os produtores, destacando a vacina Aftobov para proteger o rebanho brasileiro contra a doença e manter o status positivo da sanidade animal do país. Dessa maneira, Aftobov contribui diretamente para o aumento da produtividade da pecuária brasileira.

“Aftobov é uma das soluções para prevenção da aftosa mais reconhecidas no mundo. A vacina incorpora tecnologia de ponta e é valorizada pelos pecuaristas pelo baixíssimo índice de reação pós-vacinal.”, afirma Pedro Bacco, diretor de grandes animais da Merial.

Há mais de 50 anos, a Merial atua na proteção dos rebanhos brasileiros contra a febre aftosa. Em 1977, a empresa inaugurou sua planta no Brasil e apresentou Aftobov. Em 1983, lançou a versão da vacina aquosa de longa duração (6 meses). Mais tarde, em 2008, inovou mais uma vez com a primeira vacina oleosa de proteínas não- estruturadas (“vacina limpa”).

“Os pecuaristas brasileiros podem contar com Merial para proteger os seus rebanhos contra a febre aftosa e também de todas as enfermidades importantes da bovinocultura”, complementa Pedro Bacco. “Para isso, temos um time de campo preparado e reforçado com 13 novos profissionais para ajudar os produtores a fazer as melhores escolhas de soluções em saúde animal. Afinal, não se pode esquecer que o uso indevido de um produto pode provocar prejuízos nas carcaças. No caso da aftosa, por exemplo, as reações vacinais estão entre os principais responsáveis por perdas no frigorífico, de acordo com recente divulgação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu”, reforça Bacco.

Febre Aftosa: Enfermidade contagiosa, afeta bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. As perdas econômicas relacionadas à doença acontecem em diversos níveis, desde o prejuízo para os animais até a queda nos preços e perda de credibilidade no comércio exterior.

No Brasil, há 15 estados considerados livres de aftosa com vacinação. São eles: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso de Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Como risco médio, temos Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí, além da região centro-norte do Pará. Apenas o estado de Santa Catarina é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação.

Para evitar a disseminação da doença, o pecuarista precisa estar atento ao aparecimento de sintomas, como hipersalivação, feridas nas mucosas, patas ou úbere dos animais. Logo que identificada a presença do vírus, o Serviço de Defesa Sanitária Animal deve ser obrigatoriamente notificado. Assim, as medidas emergenciais podem ser tomadas para evitar que o vírus se propague.

Aftobov foi reconhecida como a marca de vacina contra Febre Aftosa mais lembrada pelo pecuarista de acordo com a última edição (maio/15) do Prêmio Top Of Mind, da Revista Rural.

Sobre a Merial

Merial é uma empresa líder mundial voltada à inovação em saúde animal, que fornece uma extensa gama de produtos para prevenção de doenças e cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais. A Merial conta com três principais áreas de negócios: animais de estimação, animais de produção e saúde pública veterinária. As soluções da empresa atuam sobre mais de 200 doenças que acometem uma grande variedade de espécies animais. A Merial emprega 6.900 pessoas e opera em mais de 150 países em todo o mundo, com vendas superiores a € 2,5 bilhões, em 2015. A Merial é uma empresa Sanofi. Mais informações acesse: www.merial.com.br, Facebook.com/merialmais; Instagram.com/merialbrasil.