A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Parques e áreas de lazer garantem mudança comportamental dos paulistanos

  • Escrito por  Ricardo Viveiros & Associados 
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Parques e áreas de lazer garantem mudança comportamental dos paulistanos

A 7ª edição dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município, mostra que nos últimos três anos, os habitantes estão praticando atividades físicas com frequência

No próxima segunda-feira dia 25, São Paulo, celebra 462 anos. De acordo com dados do IBGE, existe uma mudança de comportamento que está derrubando a resistência ao uso do espaço urbano à prática de lazer de esportes. Essa transformação de hábito pode refletir na qualidade de vida e na saúde da população, afirma Dr. Agnaldo Pispico, cardiologista e diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

A 7ª edição dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município, publicado no início da semana, mostra que nos últimos três anos, os habitantes estão praticando atividades físicas com frequência. Parte disso, resulta da implantação de parques e áreas de lazer na cidade de São Paulo. A cidade possui mais de 100 parques municipais (com equipamentos de ginásticas e quadras poliesportivas) e 320 quilômetros de ciclovias. Esses espaços são incentivos para largar o sedentarismo e auxiliam na saúde do coração, explica o cardiologista.

“As pessoas que praticam atividade física regularmente tem redução do risco cardiovascular. As vantagens estão relacionadas a redução do colesterol e dos níveis de glicemia, pois quando praticamos exercício aumentamos o nosso metabolismo e queimamos "gordura" e ganhamos massa magra (músculos), contribuindo para diminuição da pressão arterial e do stress através de liberação de hormônios como a endorfina, que causam um bem-estar durante e após o exercício. Tudo isto junto justifica colocar a atividade física como item número um da agenda e não dar a famosa desculpa de não ter tempo para exercícios”, adverte o especialista.

Segundo o médico, essa mudança de hábito auxilia na prevenção de doenças do coração. “Dieta saudável e atividade física regular são investimentos importantes para viver mais e chegar a velhice com saúde não só do coração, mas também com vitalidade muscular para aproveitar a longevidade que estamos atingindo com qualidade”.

Porém, é preciso alguns cuidados antes de iniciar atividades por conta própria, alerta Natan Silva, educador físico e diretor científico do Departamento de Educação Física da SOCESP. “A melhor maneira para não colocar a saúde em risco é começar a se exercitar de forma leve. Sempre que possível, realizar um check-up cardiológico antes de iniciar as atividades, principalmente se a pessoa têm mais de 35 anos. Além disso, é importante ter cuidado com o sol. O ideal é que o indivíduo procure se exercitar no início da manhã ou final da tarde”.

Ao falar da frequência que os exercícios devem ser realizados, o especialista ressalta que as pessoas que não estão acostumadas a praticar exercícios devem começar devagar, alternando os dias, totalizando no máximo três vezes por semana. “Com o passar do tempo, a frequência pode ser aumentada para 4-5 vezes por semana, lembrando que para se obter maiores desempenhos a atividade física deve totalizar pelo menos 30 minutos por dia” – afirma.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo