Turbinas à gás classe-H da Siemens excedem 200.000 horas operacionais

• Escrito por  S2Publicom
  • Publicado em Demais

A frota de turbinas à gás classe-H da Siemens de alta eficiência alcançou mais de 200.000 horas operacionais em Janeiro de 2016. Existem atualmente 19 turbinas na série SGT-8000H em operação comercial, e elas estão configurando o padrão para eficiência, confiabilidade e disponibilidade. A Siemens vendeu um total de 76 turbinas à gás classe-H em todo o mundo até hoje: isso a torna a turbina a gás mais bem sucedida nesta categoria de eficiência no mercado mundial de hoje.

A turbina a gás SGT-8000H: com 76 turbinas vendidas, a classe-H da Siemens é a turbina a gás mais bem sucedida nesta categoria de eficiência no mercado mundial de hoje.

Desde a introdução desta turbina no mercado em 2010, a Siemens vendeu 39 das turbinas no mercado mundial de 50-Hertz (Hz). O maior pedido único até hoje para a turbina SGT5-8000H veio do Egito, onde um total de 25 motores classe-H estão sendo instalados nos projetos das usinas elétricas de Beni Suef, Burullus e Noca Capital. A Siemens também vendeu 37 turbinas no mundo todo no mercado de 60-Hz. O pedido mais recente para duas turbinas classe-H veio do México, em Janeiro de 2016, para a planta de ciclo combinado CFE Empalme II. As turbinas SGT-8000H são fabricadas em Berlim, Alemanha, e Charlotte, U.S. e enviadas dessas localizações para locais ao redor do mundo.

A primeira turbina a gás SGT5-8000H entrou em operação comercial em 2011 em Irsching próximo de Ingolstadt, Alemanha, com as próximas unidades de SGT6-8000H para o mercado de 60-Hz logo depois em 2013 na usina elétrica de Cabo Canaveral na Flórida, EUA e três plantas em Dangjin, Coreia do Sul. A Siemens está investindo a sua experiência de 200.000 horas operacionais, ou aproximadamente 23 anos de operação, no desenvolvimento contínuo das máquinas classe-H.

"O SGT-8000H alcança um nível muito alto de eficiência e é marcado por tempos curtos de início e capacidades de mudança de carga rápidas", disse Theo Maas, diretor de Grandes Turbinas e Geradores à Gás na Divisão de Energia e Gás da Siemens. "As turbinas provaram-se extensivamente na operação diária da usina elétrica após mais de 200.000 horas de operação: A confiabilidade da frota de SGT-8000H está acima de 99 por cento, e a disponibilidade está acima de 96 por cento."

As usinas elétricas de ciclo combinado equipadas com turbinas a gás SGT-8000H alcançam um nível de eficiência de mais de 60 por cento. A usina elétrica combinada de Lausward no porto de Düsseldorf estabeleceu três novos recordes mundiais de uma só vez: a usina elétrica com a turbina a gás SGT5-8000H como seu componente chave alcançou um nível de eficiência de aproximadamente 61,5 por cento, com uma capacidade de geração elétrica líquida de 603,8 megawatts (MW). A planta também é capaz de fornecer 300 MW (th) de calor para a rede de aquecimento do distrito da cidade de Düsseldorf. A instalação de uma turbina a gás classe-H nesse tipo de usina combinada, elétrica e térmica (CHP), provou ser um dos jeitos mais eficientes de converter combustível em energia utilizável. O combustível de alta eficiência da planta desempenha um papel importante no cumprimento de requisitos econômicos e na redução do impacto ambiental.

Mais informações sobre as turbinas Siemens a gas SGT5-8000H e SGT6-8000H estão disponíveis em:

www.energy.siemens.com/hq/en/fossil-power-generation/gas-turbines/sgt5-8000h.htm

Mais informações sobre o estabelecimento de recorde da usina elétrica de Lausward estão disponíveis em:
www.siemens.com/press/fortuna

Mais informações sobre a Divisão de Energia e Gás estão disponíveis em: www.siemens.com/about/en/businesses/power-and-gas.htm

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives. A empresa é líder no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 12 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Sobre a IBM

Para mais informações sobre a IoT IBM Watson, por favor visite www.ibm.com/iot ou siga @IBMIoT no Twitter.