TOKIO MARINE SEGURADORA

Técnicas estatísticas ajudam a projetar resultados mais precisos em diversas áreas

  • Escrito por  Camila Soares
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

O Brasil tem grandes chances de ganhar seis medalhas a mais do que na última edição dos Jogos Olímpicos, de 2012. A previsão foi publicada pela empresa Marketdata – consultoria que combina análise de dados com técnicas estatísticas.

A pesquisa levou em conta os resultados dos Jogos desde 1896, o número de países participantes e a diferença no número de medalhas conquistadas quando o país sedia os encontros.

“O modelo de estudo nos forneceu uma informação muito relevante: quando o país é sede, ganha 73% de medalhas a mais em relação à edição anterior ”, esclarece Karin Ayumi Tamura, superintendente da área de Analytics da Marketdata. Com pós-doutorado em Estatística, ela lidera um time de 15 profissionais, que reúne estatísticos, matemáticos e cientistas de dados.

O resultado divulgado segue na contramão do anunciado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que mantém a expectativa de deixar o Brasil na décima colocação no quadro geral com 27 medalhas.

Fundamental para a compreensão da realidade, a estatística é ferramenta indispensável em todas as ciências, sejam elas exatas, humanas ou de saúde. Por meio dos modelos estatísticos é possível projetar os resultados de acontecimentos futuros com precisão.

“Nos esportes, por exemplo, há espaço para aplicações de análises estatísticas, não apenas para as previsões dos jogos, mas também para melhorar estratégias do jogo e a manutenção da saúde dos atletas. Pode haver também estudos para melhorar o calendário de jogos”, explica Marcelo Ventura Freire, Presidente da Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento do Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3).

Os Jogos Olímpicos acontecem de 05 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. Para saber mais sobre as análises estatísticas: visite: www.marketdata.com.br/

Sobre o CONRE-3

Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3) abrange os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Entre suas atribuições, promove a divulgação da importância da estatística para a sociedade.

Sobre a estatística

Estatísticos transformam números em informações que servirão para reduzir custos, minimizar riscos ou otimizar processos. Com oportunidades de atuação nas áreas de indústrias, saúde, financeiras, recursos humanos, demografia, universidades e institutos de pesquisas, profissionais em estatística têm emprego garantido, com excelentes possibilidades de crescimento.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo