Projetos que aliam tecnologia e eficiência no esporte e no agronegócio são selecionados para o BioStartup Lab

• Escrito por  ASCOM - INATEL
  • Publicado em Demais

O programação de aceleração oferece consultorias em espaço coworking e dará aporte de R$ 200 mil ao projeto vencedor

Dois projetos desenvolvidos por alunos do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, foram selecionados para o BioStartup Lab, um programa de aceleração do Sebrae e Biominas Brasil. Os projetos são o 689 Swimming Device e o Agroeasy, que integram, respectivamente, a Pré-Incubadora e a Incubadora de Empresas do Inatel.

O projeto 689 Swimming Device foi selecionado na categoria digital health. É um equipamento utilizado para obter e tratar parâmetros referentes ao desempenho de nadadores. O diferencial do produto é ser sem fio, o que facilita o uso para os atletas de alto rendimento. O projeto começou como Iniciação Científica e foi apresentado na Feira Tecnológica do Inatel em 2015 pelos alunos Jorge Luís Gomes, Héctor Garcia, Iago Rezende e Anderson Beraldo. Para o desenvolvimento, os jovens conheceram como são feitas a coleta e a análise de dados dos nadadores profissionais do Clube Pinheiros, em São Paulo. "É uma oportunidade incrível participar de um programa como o BioStartup Lab, pois os ensinamentos e a troca de experiência irão agregar ainda mais ao projeto que ainda está em protótipo", disse Anderson.

A empresa incubada Agroeasy foi selecionada na categoria agronegócio. A empresa, dos ex-alunos do Inatel, Vitor D'Angelo e Pedro de Andrade, desenvolve soluções de monitoramento e melhoria agrícola que podem gerar cerca de 40% de economia no sistema de irrigação. A Agroeasy está incubada desde 2014, já recebeu prêmios na Fetin e participou da Campus Future em 2015. O engenheiro Vitor D'Angelo afirma que a participação no programa BioStartup Lab é muito importante para a empresa que iniciar a comercialização das soluções neste semestre. "Faremos networking e poderemos encontrar investidores", disse Vitor D'Angelo.

O programa Biostartup Lab recebeu mais de 500 inscrições de projetos relacionados a saúde, digital health, meio ambiente e agronegócio, e 21 equipes foram selecionadas para participarem de dinâmicas e consultorias a partir do dia 27 de janeiro, em Belo Horizonte. Até abril serão várias ações e a equipe vencedora recebe um aporte de R$ 200 mil para investir no projeto.

Funcionamento do 689 Swimming Device