Novembro de 2017 - De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, a cada 100 programas de melhoria para empresas, 70 fracassam. Em72% dos casos, os fracassos acontecem ou por falta de apoio da diretoria ou por resistência dos colaboradores, ou seja, é a cultura da empresa que impede a melhoria. Por isso, quando um sistema de gestão é implantado, é preciso do envolvimento de todos os setores e colaboradores para a melhoria dos processos e, consequentemente, dos resultados.
Segundo Luiz Muniz, diretor da Telos Resultados (http://www.telosresultados.com.br/pt/), muitos dos problemas do dia a dia das organizações que geram prejuízo ao negócio e retrabalhos, cumprir padrões individuais não é mais suficiente para mantê-las rentáveis e com a garantia da estabilidade e dos resultados. “É necessário saber quais os requisitos mínimos de desempenho de cada tarefa e ter autonomia para melhorar os processos e padrões. Posso dizer que a coisa mais difícil de mudar é a crença de que as soluções dos problemas já conhecidas”, explica o executivo.
Após mais de 15 anos ajudando empresas no Brasil e no exterior a melhorarem sua rentabilidade, Muniz explica há um excesso de “produtização”, onde saber fazer melhor deixou de ser a base do conhecimento para algumas empresas que passaram a se dar ao luxo de encarar sua gestão com simplismo. “Precisa vender mais? É só ter um CRM. Precisa produzir mais? É só implantar Lean. Isso é o que vemos muito no mercado e não é bem assim que todo o processo funciona”, argumenta o diretor da Telos.
Em um recente trabalho de consultoria, Muniz relata que observou a reunião de resultados de uma empresa para completar o seu diagnóstico, posteriormente entregue à diretoria. O problema da empresa era o faturamento em uma determinada região que estava 8% abaixo do patamar mínimo. Quando a reunião começou o gerente de vendas apresentou o resultado ruim e disse que o mesmo era decorrente da migração do CRM e logo que isso fosse concluído, as vendas retornariam. “O desgaste no início do trabalho foi muito grande porque não apenas esse gerente, mas todos os demais gestores comerciais, foram condicionados a acreditar que o fato de comprar ferramentas de maneira ilógica e aleatória seria capaz de resolver os problemas”, argumenta Muniz. “Não acreditavam mais no conhecimento deles e havia uma resistência em aceitar os fatos, enfrentando-os com dados para encontrar as causas reais do baixo faturamento, até descobrirem que a causa estava na incapacidade dos supervisores realizarem a gestão da rotina dos vendedores”, completa.
Conforme as reuniões foram acontecendo sob forte liderança do novo diretor comercial, os gerentes começaram a realizar análises e a compreender que não seria o novo sistema que aumentaria as vendas, mas sim conhecer e cumprir os procedimentos internos da companhia, além de conhecer as características de cada membro da equipe. “Casos como esses são mais comuns do que parecem e fazem as empresas perderem milhares e até milhões de reais em faturamento ou gastos desnecessários”, alerta Muniz.
De acordo com o diretor da Telos, toda empresa, independentemente de seu tamanho, é uma escola. “Quanto mais os colaboradores sabem aplicar os conceitos que são facilitados, e muito, pelas ferramentas, mais os resultados virão. Não há outro caminho”, afirma.
Curso ensina os caminhos para uma boa gestão - Para auxiliar as empresas na gestão dos resultados, Muniz ministra cursos, treinamentos e workshops por todo o país, direcionados a executivos, gerentes, coordenadores e supervisores de negócios. O próximo treinamento ocorrerá em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de novembro, e tem como objetivo oferecer aos participantes os recursos gerenciais necessários na condução das mudanças em suas organizações, para que reencontrem o caminho do crescimento, reduzam desperdícios e sejam mais competitivas, com método e disciplina. “Durante mais de 70% do tempo, simulamos os principais problemas reais existentes nas companhias. É uma forma de aprendermos na prática onde estamos errando e o que podemos melhorar em nossas atividades profissionais”, revela o diretor
SERVIÇO:
Curso: Gestão de Resultados
Local: Edifício Maestro Cardim
Endereço: Rua Maestro Cardim, 354 – Bela Vista, São Paulo
Data: dias 22, 23 e 24 de novembro
Públicos-alvo: Executivos de negócios, gerentes, coordenadores e supervisores de empresas
Carga horária: 16 horas
Informações: Telefone (11) 2246-2776 ou pelo e-mail
SOBRE A TELOS RESULTADOS (www.telosresultados.com.br)
Fundada em 2013, a Telos Resultados tem como foco preparar processos e gestão de seus clientes com foco nos resultados para aumentar o lucro. Até hoje, a empresa já capacitou e certificou mais de 3 mil executivos sobre como alcançar resultados mais rápidos, além da consultoria para mais de 200 empresas nas áreas de varejo, franquias, energia, distribuição, indústria farmacêutica, transporte, engenharia, órgão público e aviação, entre outras.
Para a avaliação da gestão de todos os processos produtivos de cada setor e alinhamento sobre a função e importância de cada colaborador nas empresas, os especialistas da Telos Resultados têm como base inicialmente, a aplicação do método mundialmente conhecido, denominado PDCA focado em resultados. Durante esse processo, funcionários aprendem, por exemplo, como elaborar planos estratégicos, análise de metas, identificação dos principais problemas que prejudicam o negócio, acompanhamento das ações, projetos em andamento, entre outros. A partir disso, equipe Telos desenvolve e aplica na prática, com foco na necessidade de cada empresa, nove módulos que englobam capacitação e treinamento gerencial até a avaliação patrimonial das empresas.