Brasil, 18 de Janeiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Indústria automotiva brasileira reage e produção de veículos volta a crescer

- Dados da Anfavea apontam que a produção de veículos por fábricas nacionais aumentou 25,2% em 2017

- Exportações de automóveis brasileiros acompanham bom momento do setor e registram alta de 52,7% no acumulado de janeiro a outubro de 2017, segundo MDIC

- Reconhecida por sua atuação neste mercado, operadora logística Panalpina Brasil atua em parceria com a Schaeffler no setor

Tradicionalmente, a indústria automotiva tem impacto direto no comportamento da economia brasileira, dada a sua importância para o mercado nacional. Sua extensa cadeia de produção e a enorme quantidade de empregos que proporciona, diretos e indiretos, são fatores determinantes para o país, capazes de movimentar inúmeros outros segmentos industriais. Em 2017, o setor recuperou o fôlego e passou a acumular sucessivas altas na produção de veículos, principalmente no segundo semestre.

Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revelam que no ano passado a produção de veículos cresceu 25,2% em relação a 2016. Foram R$ 2,6 milhões de unidades produzidas, enquanto no mesmo período do ano anterior registrou R$ 2 milhões.

Um dos principais motivos para essa elevação foi a demanda do mercado externo e o consequente desempenho das exportações. Segundo levantamento do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), no acumulado de janeiro a outubro de 2017 as exportações de veículos registraram crescimento de 52,7% na comparação com o mesmo período de 2016. Essa movimentação foi responsável por gerar uma receita total de US$ 5,471 bilhões.

Ainda de acordo com o órgão federal, tal desempenho catapultou os veículos automotivos à liderança do ranking de exportações de produtos manufaturados no período e ao quinto lugar na lista de exportações totais do país.

Abastecimento do mercado - Uma das responsáveis pelo transporte e distribuição de partes e peças da indústria automotiva, tanto para o mercado nacional quanto para o internacional, é a operadora logística Panalpina Brasil. A empresa de origem suíça atende grandes clientes de diversos segmentos. Um dos destaques foi a atuação da Panalpina no agenciamento das importações aéreas de componentes automotivos da empresa Schaeffler Brasil, que, por sua vez, é fornecedora das principais montadoras do país.

Em 2017, o projeto Schaeffler, alinhado à Panalpina e aos demais parceiros da cadeia logística, como despachantes e transportadoras, conquistou cinco vezes o primeiro lugar no Ranking de Eficiência Logística do Aeroporto de Viracopos, no segmento automotivo. A empresa destacou-se por conseguir efetuar o desembaraço aduaneiro das mercadorias importadas em tempo médio significativamente abaixo da média do segmento:

- Fevereiro

Média do segmento automotivo - 43h46m

Média Schaeffler - 17h05m

- Abril

Média do segmento automotivo - 40h18m

Média Schaeffler - 16h14m

- Maio

Média do segmento automotivo - 40h11m

Média Schaeffler - 14h27m

- Junho

Média do segmento automotivo - 38h42m

Média Schaeffler - 14h03m

- Julho

Média do segmento automotivo - 35h43m

Média Schaeffler - 13h22m

Fonte: http://www.viracopos.com/cargas/ranking-eficiencia/

Segundo a gerente de vendas da Panalpina em Campinas (SP), Fabiana Nakai, a operação, inclusive, é um dos destaques do aeroporto. “Nossa atuação na importação aérea da Schaeffler, em conjunto com a própria empresa e com seus demais parceiros, permite que a companhia consiga, cada vez mais, otimizar seus processos e dar mais agilidade aos mesmos, garantindo a liberação de suas cargas do aeroporto o mais rápido possível e reduzindo o transit time até a fábrica da empresa, em Sorocaba (SP)”, afirma.

Sobre a Panalpina

O Grupo Panalpina é um dos principais fornecedores mundiais de soluções para a cadeia de suprimentos. Operador logístico multimodal, a empresa combina seus principais produtos de Frete Aéreo, Marítimo e Logística para entregar soluções globalmente integradas, sob medida e de ponta a ponta. Expert nas dinâmicas das cadeias de produção e atenta ao desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, o Grupo Panalpina opera uma rede global com cerca de 500 escritórios em mais de 70 países, e trabalha com empresas parceiras em outros 90 países. A Panalpina emprega mais de 15.000 pessoas no mundo que oferecem um serviço completo nos mais altos padrões de qualidade – a qualquer hora e em qualquer lugar. Entre os diversos segmentos de atuação, o grupo vem ganhando destaqu e também nos setores de Energia e Projetos - www.panalpina.com

Sobre a Schaeffler

O Grupo Schaeffler é um fornecedor automotivo e industrial global. Alta qualidade, tecnologia de ponta, espírito excepcionalmente inovador configuram a base para o sucesso continuo da empresa. Ao fornecer componentes e sistemas de alta precisão em aplicações de motor, transmissão e chassis, bem como soluções de rolamento e guias deslizantes para um grande número de aplicações industriais, a Schaeffler está moldando a “Mobilidade para o amanhã” para um grau significativo. A empresa gerou um volume de vendas de aproximadamente 13.3 bilhões de euros em 2016. Com mais de 86 mil colaboradores, a Schaeffler é uma das maiores empresas de propriedade familiar do mundo e, com cerca de 170 plantas distribuídas em 50 países, possui uma rede mundial de locais de fabricaç&atild e;o, pesquisa e desenvolvimento e escritórios de vendas.

Código de segurança
Atualizar