Brasil, 19 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Erros cometidos por empresas de vistorias podem colocar a segurança dos usuários em xeque

As consequências podem ser desde financeiras até criminais

Quando um cliente decide fazer uma vistoria automotiva é para realizar um procedimento cautelar ou de laudo de identificação veicular, onde é analisada a originalidade do veículo e pendências legais. Mas, é preciso tomar cuidado, porque erros por parte da empresa podem dar dor de cabeça ao consumidor, entre elas, colocar em risco a vida dos ocupantes do carro.

De acordo com o perito técnico responsável da Stop Vistorias, Thiago Rodrigues, as falhas podem ser desde a não identificação de reparo na funilaria do veículo, até uma não constatação de adulteração ou histórico de leilão não identificado. "As consequências para o cliente podem ser financeiras, onde tem gastos para regularização; criminais, no caso de adulteração - quando adquire um veículo dublê ou clonado - ou até mesmo a perda do veículo. Nos casos de falha de detecção nos reparos estruturais e leilões, quem utiliza o veículo pode correr risco de segurança", explicou.

A vistoria acontece dentro do veículo, portanto não é possível detectar a falha da empresa de outra forma, senão realizando outra. Quem descobre, na maioria dos casos, é o Detran-SP ou outra empresa de vistoria.

"Há inúmeras situações em que o consumidor faz a vistoria na mesma empresa e a empresa percebe que cometeu algum tipo de erro e não comunica o cliente, empurrando a situação com a barriga até que o erro apareça lá na frente", comentou Rodrigues.

Para evitar transtornos, o perito aconselha que antes de levar o carro a uma empresa, é preciso verificar se ela está credenciada pelo Detran-SP, conferir as qualificações de profissionais, baseando em certificados e diplomas. Além disso, também pesquisar no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, nas redes sociais e em sites de reclamação.

Código de segurança
Atualizar