Brasil, 18 de Janeiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Você sabe decifrar os sons que o seu carro emite?

Você sabe decifrar os sons que o seu carro emite?

Os barulhos do veículo podem ser indício de desgastes e problemas. Aprenda como identifica-los

Tem carro que gosta de fazer música. O freio assovia, os rolamentos roncam e as correias até cantam. Mas você sabe por que isso acontece? E quando é necessário prestar atenção procurar ajuda profissional?

O engenheiro à frente do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal, Eliel Bartels, explica que o ideal é ter todo o conjunto de peças trabalhando em harmonia e de forma silenciosa, e que a barulheira pode sinalizar problemas. “É aconselhável, nesse caso, ficar atento a origem dos ruídos e em quais momentos eles ocorrem, para, na sequência, procurar um especialista”, explica.

Organizamos, abaixo, algumas das principais fontes de barulhos incomuns que os automóveis emitem, quais são suas possíveis causas e forma adequada de corrigir os problemas. Confira:

Assovio na frenagem. O sistema de freios tem como objetivo parar o veículo de forma eficiente, segura e silenciosa, mas em alguns casos as pastilhas não conseguem trabalhar sem assoviar. Esse desagradável som, de acordo com Bartels, geralmente vem do desgaste acentuado das pastilhas. “O ruído na maioria das vezes sinaliza um desgaste considerável do material de atrito. Muitos veículos são projetados com alarmes sonoros nas pastilhas e que devem gritar quando chegam em seu limite de uso”. Quando peças de má qualidade são utilizadas, um efeito chamado vitrificação das pastilhas pode ocorrer e, nestes casos, elas também assoviam muito quando são pressionadas contra os discos de freio. “Siga o manual do seu veículo à risca, lá você encontra a frequência correta de manutenção das pastilhas”.

Rangidos e batidas secas na suspensão. Esse tipo de ruído pode ser associado a diversos componentes da suspensão – desde um simples batente protetor de amortecedor até uma complexa caixa de direção, passando por, pivôs, barras, bandejas e buchas. Segundo Eliel, “estes barulhos requerem uma detalhada análise e um diagnóstico bem preciso. É importante que oficina tenha ferramentas específicas para o diagnóstico e também para a troca das peças”.

Estalos na curva. Este incomodo som geralmente se manifesta na hora de esterçar e manobrar o veículo. Trata-se de um agudo e repetitivo estalo, vindo das rodas, e geralmente indica que ajunta homocinética do veículo está precisando ser substituída. “As juntas possuem uma coifa protetora de borracha que, com o tempo, pode rasgar e permitir o acesso de sujeira nos rolamentos que, quando combinada com a graxa típica deste componente, gera um efeito esfoliante na peça, causando folga mecânica nos alojamentos das esferas e o barulho indesejado”. Lavar o carro com produtos que agridem a borracha também podem causar a deterioração da coifa e consequentemente o surgimento dos barulhos, segundo o engenheiro.

Pneus que cantam. Não é raro ouvir, após qualquer início de curva, o cantar dos pneus em alguns carros. Quem escuta de longe, pensa que o carro está fazendo a curva a 150km/h, quando na verdade está abaixo de 40km/h. “Veículo desalinhado é a principal causa deste barulho nos pneus. Por isso, fique atento caso, após algum impacto mais forte, esse barulho se intensificar. Além disso, vale a pena checar o alinhamento total do carro a cada 10 mil km rodados”.

Ronco do rolamento. Sãoruídos graves e abafados, percebidos quando o carro está em movimento e semelhantes ao ronco de um ventilador doméstico. Geralmente, estes sons estão relacionados ao desgaste dos rolamentos de roda. “É um tipo de barulho que deve ser verificado rapidamente, logo quando surgir, pois pode ser coisa séria”, comenta Eliel. Se houver muita folga, existe a chance de travamento e de avarias na ponta de eixo, aumentando bastante os custos para consertar, além dos riscos de acidentes.

Correia grilando. Esse ruído de faz notável no momento da partida ou quando o motor acelera. Trata-se de uma aguda e estridente serenata, vinda da correia, que provavelmente estará ressecada. Se estiver dentro da vida útil estipulada pelo manual do veículo, basta um spray específico que a barulheira vai embora. Porém, o Eliel faz algumas ressalvas. “Cada montadora estipula um momento de troca da correia e isto também varia de modelo para modelo. Então, nada de adotar que correia se troca com 60.000 ou alguma oura quilometragem exata”. Além disto, existem tensores de correia que podem se deteriorar e causar o afrouxamento ou maior tensão podendo gerar o mesmo ruído.

Estalos do motor ou câmbio. No momento da partida, após engatar a marcha e entrar em movimento, é possível notar um barulho vindo do motor. Pode ser o coxim do motor ou do câmbio, que já está danificado. Este componente de metal e borracha é essencial para amortecer as vibrações do motor e câmbio e mantê-los sempre firmes em suas posições originais. Se ouvir estes estalos, procure um especialista.

Notou algum destes ou outros ruídos em seu carro? A DPaschoal, rede varejista de serviços automotivos do Brasil, conta com mais de 160 lojas espalhadas pelo país e oferece, gratuitamente, um diagnóstico dos principais itens de segurança do carro. A revisão de segurança é feita por uma equipe capacitada, com equipamentos de última geração que medem, testam e avaliam o desgaste dos pneus e peças do veículo e fornecem um resultado do que precisa ou não ser trocado. Encontre a loja mais próxima de você em: https://www.dpaschoal.com.br/encontre-loja

Sobre a DPaschoal
O Grupo DPaschoal é uma empresa brasileira que atua desde 1949 na prestação de serviços automotivos especializados, é atualmente a maior rede varejista do segmento. Além das aproximadas 160 lojas próprias, a DPaschoal conta com cerca de 800 credenciadas, além de um centro de distribuição de peças (DPK), um portal de venda de peças e acessórios (AutoZ), entre outros negócios, como a fazenda de cafés especiais Daterra. São mais de 3.600 colaboradores e o faturamento anual de 2016 ficou acima dos R$ 2 bilhões.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::