Brasil, 20 de Janeiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Campo de provas da Bridgestone no Brasil comemora 20 anos

Desde a sua inauguração, o centro de testes avaliou mais de 3.000 veículos em 10.800 jogos de pneus de carros de passeio, caminhonetes e caminhões

A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, está comemorando 20 anos de operações do seu campo de provas no Brasil. Com sede na cidade de São Pedro - SP, o centro de testes foi planejado para atuar no desenvolvimento de todos os tipos de pneus da companhia e realizar avaliações completas de veículos automotivos. Desde a inauguração do campo, foram avaliados no local mais de 3.000 veículos em 10.800 jogos de pneus de carros de passeio, caminhonetes e caminhões.

As avaliações técnicas são feitas com testes práticos e de forma padronizada nas diversas pistas do campo de provas. O centro técnico possui a pista de frenagem e hidroplanagem que são utilizadas para medições de distância de parada e aquaplanagem em linha reta e em curva. Já a pista de dinâmica veicular, ruído, vibração e aspereza são para testes do comportamento dos pneus na dinâmica do veículo, conforto e ruído. Enquanto a pista de dirigibilidade serve para avaliar o comportamento dos pneus no veículo em condições de velocidade acentuada em curvas.

O centro técnico possui estrutura equipada e com 28 aplicações diferentes de superfícies para ruído e conforto, apresentando características técnicas e climáticas que simulam as condições locais e internacionais, a fim de assegurar o desempenho adequado dos pneus para o mercado brasileiro e de exportação.

“Desde o começo, o projeto foi idealizado com o objetivo de atender a nossa missão corporativa de “Servir à Sociedade com Qualidade Superior”. A empresa procura cumprir esta responsabilidade alavancando seus pontos fortes e criando inovação e tecnologias avançadas para oferecer os níveis mais altos de conforto e segurança”, explica Mario Pinheiro, gerente geral do campo de provas da Bridgestone.

A unidade realiza cerca de quatro testes por semana e recebe pneus de todas as fábricas da Bridgestone do Brasil, além das outras unidades da América do Sul. Sua localização é central para as principais indústrias automotivas do Brasil e suas instalações estão 100% adaptadas aos testes obrigatórios do Programa Brasileiro de Etiquetagem que indicam a resistência ao rolamento, aderência ao molhado e ruído.

“Nestes 20 anos de atuação, desenvolvemos testes inovadores que melhoram a qualidade e a eficiência dos pneumáticos. Buscamos sempre o maior desenvolvimento técnico, aprimoramento e refinamento das avaliações e testes e melhor aproveitamento do potencial humano, pois este é o usuário final do produto aqui desenvolvido”, finaliza Pinheiro.

SOBRE A BRIDGESTONE

Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo (de acordo com levantamento realizado pela Tire Business – Global Tire Company Rankings, baseado em vendas de pneus em 2016). Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países em todo o mundo.

No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).

Saiba mais em www.bridgestone.com.br

Código de segurança