Brasil, 21 de Janeiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

ZF desenvolve conceito de volante avançado para soluções de automatização e de Interface Homem-Máquina

Legenda da Imagem: Volante de direção avançado da ZF Legenda da Imagem: Volante de direção avançado da ZF

- Avançado controle por gestos e identificação de “mãos no volante” atendem a automação de nível 3 e obtêm maior interação com o motorista

- Os condutores recebem feedback através de visores gráficos e iluminação dinâmica

- Leve toque no volante aciona a buzina e conceito inovador de airbag do motorista permite a instalação ao redor da interface do monitor

A ZF revelou um novo conceito de volante destinado a atender a funcionalidade de condução autônoma de nível 3 e até mesmo superior. O sistema incorpora controle por gestos através de displays gráficos desenvolvidos para melhorar a comunicação entre o condutor e o veículo, e oferece tecnologia de identificação manual avançada.

De acordo com Juergen Krebs, Vice-Presidente de Engenharia de Sistemas de Volante e Airbags de Motorista da ZF, “o desenvolvimento da nova tecnologia vem de encontro ao objetivo da ZF ‘Vision Zero’ - zero acidentes de trânsito e zero emissões -, pois trata-se de um facilitador fundamental que fará a interface entre o veículo e o condutor. Enquanto novas funções automatizadas se tornam mais comuns, tecnologias avançadas utilizadas no volante são importantes e podem auxiliar a segurança dos condutores e na atenção do modo atual de controle do veículo”.

O novo conceito da ZF é projetado para utilizar controle por gestos para acionar diversas funções do veículo previamente escolhidas pelo fabricante do automóvel. Funciona intuitivamente por meio de movimento de mãos utilizados com frequência em celulares e em outros dispositivos inteligentes. Por exemplo: um toque no volante pode acionar a buzina, e um “toque duplo” ou “toque e deslize” no aro podem ativar funções previstas e associadas com determinada parte do aro do volante, como mudar o controle de temperatura. Esses gestos são atendidos e confirmados pelo display central, por displays gráficos e por sinais luminosos.

O volante utiliza diversas interfaces para indicar o modo de controle do veículo. Um display de 7 polegadas instalado no centro do volante indica quem está no controle, se é o condutor ou o veículo. Além disso, uma faixa de lâmpadas LED está integrada ao aro do volante com luzes azuis indicando o modo autônomo, brancas para o modo de direção manual e vermelhas para alerta ao motorista. Outros usos incluem luzes amarelas que indicam mudança de direção e brilhantes (ou piscando) para indicar várias situações escolhidas pelo fabricante do automóvel.

O sistema também apresenta uma gama de funções integradas de maneira inteligente ao volante. São 10 sensores capacitivos no aro externo que detectam a posição que o condutor está segurando o volante, enquanto um adicional no aro interno detecta se as mãos estão segurando o volante com a firmeza apropriada. A solução mostra se as mãos estão ou não no volante – ajudando a deixar claro sobre quem está no comando, se é o veículo ou o condutor, o que será fundamental para a operação autônoma de nível 3 e superior.

A configuração exclusiva encontrou novos desafios, pois o airbag lateral do condutor não poderia estar localizado no seu lugar tradicional, em função da tela de LCD localizada no centro. Os engenheiros da ZF projetaram então um novo conceito de airbag, que pode ser acionado pela parte traseira do volante pelo aro e que cobre o display, o que ajuda a proteger o condutor em caso de acidente.

“O avançado volante de direção da ZF representa um passo importante na evolução da direção automatizada, enquanto ajuda a aumentar a segurança e a atenção do condutor”, enfatiza Krebs. “Conforme nos preparamos para as funções automatizadas de nível 3, a transferência de controle entre o veículo e o condutor utilizando feedback preciso será fundamental. Acreditamos que o nosso conceito é o mais intuitivo e fornece as respostas mais claras para o condutor”, finaliza Krebs.

ZF Friedrichshafen AG
A ZF é uma líder global em driveline e tecnologia de chassis, além de segurança ativa e passiva. A empresa conta com 137.000 colaboradores ao redor do mundo, instalados em 230 plantas presentes em cerca de 40 países. Em 2016, a ZF alcançou vendas de aproximadamente 35 bilhões de euros (valor estimado). A ZF investe por ano cerca de 6% de suas vendas em Pesquisa e Desenvolvimento, o que garante o sucesso contínuo do design e engenharia de suas tecnologias inovadoras. A ZF é uma das maiores fornecedoras da indústria automotiva no mundo.

A ZF possibilita aos veículos "Ver, Pensar e Agir". Com suas tecnologias, a companhia tem como meta o “Vision Zero” – conceito que busca um mundo de mobilidade sem acidentes e emissões. Com seu amplo portfólio, promove mobilidade e serviços aos segmentos de carros de passeio, veículos comerciais e tecnologias industriais.

Para mais informações sobre a imprensa e fotos, visite: www.zf.com

Código de segurança
Atualizar