Brasil, 15 de Dezembro de 2017

Lançamento nacional do vídeo de atendimento a acidentes rodoviários com produtos perigosos

• Escrito por  Isaura Laselva
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

No próximo dia 8 de dezembro, na unidade da Cetesb em São Paulo, lançará o treinamento inédito para atendimento a acidentes rodoviários com produtos perigosos. Com a proposta de divulgar amplamente os conceitos corretos para o atendimento a emergências, a Comissão de Estudos de Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos no Estado de São Paulo, organizou um grupo de trabalho para a produção de um vídeo que retrata a atuação adequada do “Primeiro no Local”, que é o profissional designado para se dirigir ao local do acidente, constatar os fatos e adotar as primeiras medidas protetivas.

O vídeo treinamento foi um esforço conjunto de diversos órgãos que atuam no atendimento a emergências com produtos perigosos. Para tanto, foi elaborado um roteiro que retrata situações reais do dia-a-dia das estradas brasileiras, afinal mais de 80% do transporte é feito pelo modal rodoviário.

As gravações foram realizadas num trecho da rodovia Ayrton Senna, em São Paulo e contaram com a participação de profissionais da Cetesb, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, da Polícia Rodoviária Federal e da Central Pró-Química, além do apoio de empresas: Luft (que atua no transporte rodoviário de produtos perigosos) e Suatrans (atua no atendimento a emergências de produtos perigosos).

Sobre o treinamento

O vídeo treinamento, que estará disponível para download no YouTube, no site do Pró-Química (www.proquimica.ind.br) e também nas redes sociais, aborda uma situação real de um vazamento de produto químico com contaminação, apresentando de forma rápida e prática os procedimentos de atendimento, acionamento das centrais, criação de zonas de trabalho, descontaminação e encaminhamento das vítimas.

PRÓ QUÍMICA

É um serviço de utilidade pública 0800 e 24 horas, que atende em todo o país informando os procedimentos de transporte e manuseio de produtos químicos, inclusive nas emergências, podendo ser utilizado gratuitamente por empresas, profissionais e população em geral. É uma iniciativa da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e operado pela Suatrans, maior empresa de atendimento emergencial de produtos perigosos na América do Sul.

Código de segurança
Atualizar