Brasil, 12 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

O Groupe PSA cria um veículo leve eletrificado como parte do consórcio europeu EU-LIVE

• O consórcio europeu EU-LIVE - “Efficient Urban Light Vehicles” - reúne 12 parceiros de seis países e o Groupe PSA como o único fabricante de veículos.

• Esse projeto de mobilidade urbana tem o apoio da Comissão Europeia (6,7 milhões de euros) no âmbito do programa de Pesquisa e Inovação “Horizonte 2020 GV5”.

• Baseado em uma arquitetura semelhante à de um triciclo, o veículo leve eletrificado permite efetuar trajetos urbanos e periurbanos com um modo de “emissão zero” nas cidades.

• O envolvimento do Groupe PSA se insere no plano estratégico “Push to Pass” para oferecer novas soluções de mobilidade.

Em 30 de novembro de 2017, o consórcio europeu EU-LIVE apresentou uma nova solução de mobilidade eletrificada na categoria de veículos leves L5e 1. Posicionado entre os segmentos de duas e de quatro rodas, ele é dotado de um grupo motopropulsor de um veículo PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), dois motores elétricos nas rodas e um motor térmico a gasolina. Ao liderar as fases de pesquisa e de produção deste novo veículo de demonstração, o Groupe PSA ampliou sua atuação na área da concepção para além da indústria automobilística.

Graças à sua silhueta e tecnologia híbrida, a nova solução eletrificada de mobilidade EU-LIVE pode ser utilizada em todas as estradas e oferece aos motoristas uma ampla variedade de benefícios:

• Pode ser utilizada sem restrições em estradas e autoestradas, requerendo a devida habilitação para condução de veículos.

• Seu mecanismo de inclinação permite uma condução de qualidade, fazendo com que dirigir o veículo seja tão fácil quanto conduzir uma scooter de três rodas. Esta tecnologia e a de controle de rolagem perfazem mais de metade das 13 patentes depositadas pelo Groupe PSA. O sistema é baseado principalmente em componentes hidráulicos e em uma suspensão hidropneumática.

• O veículo funciona em modo de “emissão zero” em uma velocidade de até 70 km/h graças aos dois motores elétricos nas rodas traseiras (in-wheel motors) desenvolvidos por dois parceiros do consórcio, a ELAPHE e a BREMBO. A bateria elétrica de 48 volts concebida pela Samsung SDI pode ser recarregada usando-se a tecnologia de frenagem regenerativa.

• O motor térmico a gasolina de 31KW e monocilíndrico da PEUGEOT SCOOTER passa a atuar nos trajetos periurbanos, na faixa de 70 a 130 km/h. A autonomia total do veículo leve é de 300 km e a sua velocidade máxima é de 130 km/h.

• Sua reduzida área de ocupação no solo (2,4m x 0,85m) e suas portas com abertura giratória facilitam o estacionamento perpendicular à calçada e o compartilhamento das vias. O interior é fechado e aquecido, e a presença de cintos de segurança e de um airbag tornam dispensável a utilização de equipamentos de proteção individuais como capacetes, luvas, jaquetas impermeáveis e outros.

O consórcio europeu EU-LIVE tem entre seus objetivos o desenvolvimento de grupos motopropulsores comuns e que possam ser usados em diferentes veículos da categoria L, obtendo assim economias de escala.

“O Groupe PSA está empenhado na proteção da liberdade de movimento individual. O EU-LIVE é um exemplo disso. Esse novo veículo leve eletrificado permite uma mobilidade individual segura e sustentável graças ao modo “emissão zero”. Estamos orgulhosos de participar deste projeto europeu ao lado de todos os nossos parceiros”, declarou Carla Gohin, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa e de Engenharia Avançada.

1 A denominação “L5e” corresponde aos veículos de três rodas que circulam acima de 50 km/h e que podem ser utilizados em todos os tipos de estrada.

Para mais informações: http://eu-live.eu

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::