Brasil, 15 de Dezembro de 2017

Mineiro cria startup de transporte compartilhado de cargas e conquista Miami

• Escrito por  Felipe Silva
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Cofundador da Cargo42, Murilo Amaral conquista espaço nos Estados Unidos com serviço inovador

Com experiência de mais de seis anos na área de logística, o mineiro Murilo Amaral deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos em 2014 para estudar. No ano seguinte, durante seu MBA no Babson College, em Boston, ele já cofundava a Cargo42 (www.cargo42.com), fruto de um projeto inovador que acaba de lhe render as chaves do condado de Miami-Dade e da cidade de Miami.

Levando o conceito de economia compartilhada ao mercado da logística, a startup oferece a empresas o serviço de transporte local de cargas a baixo custo, através de uma plataforma online e um aplicativo que identificam caminhões com espaço vago na região do remetente.

Como recompensa “pelo sucesso e investimento na comunidade de Miami-Dade”, o Beacon Council, associação de desenvolvimento do condado, concedeu, em evento anual realizado no dia 26 de outubro, as chaves da cidade de Miami e do condado de Miami-Dade à Cargo42.

“O recebimento da chave veio coroar um ano excepcional para a Cargo42. É uma grande honra termos sido escolhidos entre tantas companhias inovadoras e prestigiadas. Esse reconhecimento é o combustível perfeito para uma startup como a nossa e mostra que estamos no caminho certo para crescer ainda mais”, afirma Amaral.

Logística compartilhada
Para criar o serviço, o empreendedor de 34 anos, que atualmente toca o negócio com o Venezuelano Alfredo Keri, detectou um dos principais problemas enfrentados por empresas de transporte do mundo inteiro: a prática nada sustentável de realizar envios com caminhões subaproveitados – ou seja, com espaço inutilizado.

Assim, ele percebeu que poderia preencher essa lacuna reunindo, no mesmo veículo, cargas de várias empresas, barateando o envio e, ao mesmo tempo, contribuindo para a redução do trânsito e da poluição ao colocar menos caminhões nas ruas. Com eficiência e agilidade, o envio compartilhado chega a ser de 20% a 30% mais econômico que o tradicional, aumentando a competitividade de “shippers” (as embarcadoras, ou seja, proprietárias das mercadorias) e “carriers” (as transportadoras responsáveis pelo transporte).

O plano piloto da Cargo42 foi feito em Boston. “Tivemos uma parceria bem-sucedida com uma empresa que trabalhava com distribuição de alimentos, então decidimos fundar a startup em Miami, na Flórida, onde conquistamos nosso primeiro cliente, uma empresa de autopeças da América Central que encontrou nossos serviços pela internet e passou a utilizar diariamente”, comenta o empresário natural de Divinópolis (MG), que antes de empreender esteve envolvido em projetos de inovação em grandes companhias, como Johnson & Johnson.

A ideia de adotar o formato on-demand no transporte de cargas vingou e, após esforços de divulgação – tradicional, o mercado de transporte precisava de algum tempo para se adequar às mudanças –, decidiram participar do Miami Herald Business Plan Challenge 2017, de onde a Cargo42 saiu vencedora e considerada o melhor plano de negocio do ano.

Hoje, a plataforma já conta com mais de 1400 usuários cadastrados e tem integração com grandes empresas que fazem envio de mercadorias. “Nos últimos quatro anos, 20% das pequenas empresas de transporte de cargas da Flórida fecharam suas portas. Nosso modelo está redefinindo as regras e trazendo equilíbrio para o mercado, permitindo que elas voltem a ser competitivas”, afirma Amaral.

Como funciona
O serviço tem funcionamento simples: os interessados acessam o site ou o aplicativo da Cargo42 e fazem a solicitação, inserindo seu endereço e o do destinatário. O sistema automaticamente pesquisa e informa os caminhões com espaço disponível mais perto do remetente, bem como as rotas que eles estão seguindo e o custo do envio. A startup fica com uma comissão que varia entre 10 e 15% por operação contratada.

Após escolher a melhor opção, o contratante já se prepara para a chegada do veículo. Reside aí outra vantagem importante do sistema da Cargo42: a economia de tempo. Todo o processo pode ser feito em poucos minutos, gratuitamente, enquanto o trâmite de contratação e orçamento do mercado tradicional pode muitas vezes se estender por dias.

Além disso, a plataforma disponibiliza rastreamento online em tempo real. Documentos de conhecimento de transporte e comprovante de entrega são compartilhados na nuvem com acesso para todos os envolvidos, facilitando o gerenciamento de dados e livrando as empresas da papelada do mercado tradicional.

Código de segurança
Atualizar