Brasil, 20 de Novembro de 2017

• Escrito por  Imprensa Ford
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

A Ford anunciou uma atualização da Assistência de Emergência para os seus veículos equipados com a central multimídia SYNC de primeira geração. A Assistência de Emergência é uma função que liga automaticamente para o serviço de atendimento de urgência, SAMU, por meio de um celular pareado, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte da bomba de combustível.

Os modelos da marca equipados com o chamado SYNC 1 incluem o Ka, New Fiesta, Focus, EcoSport e Ranger. Com a atualização, além de informar as coordenadas de GPS para a localização do acidente e envio de socorro, a Assistência de Emergência gera dados sobre o tipo de colisão – frontal, lateral, traseira ou capotamento –, se houve abertura de airbag, número de cintos afivelados e o delta de desaceleração do veículo.

“Com essas informações, os socorristas conseguem avaliar a gravidade do acidente de acordo com a desaceleração do veículo e também o número de passageiros para prestar o atendimento necessário”, diz Ricardo Bastos, engenheiro de Carros Conectados da Ford.

Para atualizar o SYNC 1, basta informar o número do chassi do veículo no site da Ford, baixar o arquivo de atualização através do link que será fornecido e instalar no SYNC, usando um pen-drive. No site www.ford.com.br, o caminho é Serviços ao Cliente/ SYNC/ Atualização do software do SYNC, ou por este link: https://www.ford.com.br/servico-ao-cliente/sync/#overlay/content/ford/br/pt_br/site-wide-content/overlays/form-overlays/sync-usb-download-vin-search.html. Outra opção é fazer a atualização num distribuidor Ford.

Caso real

Um caso real ocorrido em julho ajuda a mostrar a utilidade da Assistência de Emergência. O estudante carioca Pedro Soares de Moraes bateu seu Ford Ka SEL 1.0 contra um caminhão numa das vias mais movimentadas do Rio de Janeiro e foi socorrido em menos de 10 minutos graças ao equipamento. Depois, ele narrou sua experiência no Facebook.

“Tive um acidente violento na Avenida Brasil em que o carro sofreu perda total, ficou destruído. Das colunas dianteiras para trás, o habitáculo do carro ficou intacto, assim como a barra de proteção frontal. Eu que estava dirigindo e meu amigo que estava no carona, ambos de cinto, saímos absolutamente ilesos e o sistema SYNC, através do assistente de emergência, enviou o SAMU sem que eu precisasse tocar no meu celular. Cerca de 5 a 10 minutos depois, duas ambulâncias chegavam ao local para prestar o devido socorro. Os sistemas de segurança do carro como um todo funcionaram de forma exemplar”, conta.

O estudante de engenharia, de 21 anos, estuda em Itaguaí, na região metropolitana do Rio, e dirige diariamente 150 km para ir e voltar da faculdade. No dia do acidente, ele retornava ao Rio com um amigo guiando o Ford Ka do seu avô pela faixa central da Avenida Brasil, quando avistou um caminhão à frente.

Ele decidiu mudar para a faixa da direita, mas não viu outro caminhão que trafegava devagar à frente. O Ka atingiu a traseira do caminhão e continuou em movimento até colidir com a mureta de proteção da pista. O forte impacto da colisão foi absorvido pela parte frontal do carro, os airbags foram acionados e Pedro e seu amigo saíram ilesos.

“Eu deixo o celular pareado para ouvir músicas e também porque já sabia da importância da Assistência de Emergência. Também sempre aciono o Bluetooth para atender ligações. Mas não tinha percebido que o SAMU havia sido chamado”, relata Pedro. “Ao verem o estado do carro, os enfermeiros disseram que nós nascemos de novo.”

Além da segurança demonstrada pelo Ka, Pedro ressaltou também o baixo consumo do carro. E completou: “Eu me sinto confiante e seguro, protegido dentro de um veículo da Ford, graças à excelente estrutura e conjunto do produto da marca. Estou aqui para comemorar uma segunda data de aniversário. Eu me mantenho fiel à marca e já adquiri outro veículo da Ford.”

Código de segurança
Atualizar