Brasil, 18 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Evolução da bobina de ignição pede atenção especial do reparador

  • Escrito por  Bruna Quintanilha
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Especialista em ignição esclarece como devem ser realizados os testes do componente

A bobina é um dos componentes automotivos que mais passou por evolução nos últimos anos. Adaptada às novas necessidades dos motores, o componente se transformou, deixou de depender dos distribuidores e, hoje, possui versões estáticas – com e sem a necessidade de cabos – e individuais – que podem ser top coil ou pencil coil. Parceira do mercado de reposição e comprometida com a capacitação dos profissionais do setor, a NGK, especialista em ignição, orienta os reparadores sobre os cuidados com o componente.

“As bobinas são as responsáveis por transformar a tensão do sistema de alimentação do veículo em alta tensão”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil. Segundo o especialista, as novas tecnologias aplicadas às bobinas fazem com que a peça se torne ainda mais importante para o sistema de ignição e, consequentemente, para o motor. “As bobinas de ignição são desenvolvidas para atender as necessidades de cada motor, por isso, seus modelos variam de acordo com os projetos das montadoras”, comenta Mori.

Apesar dos diferentes tipos, os testes realizados pelos mecânicos durante uma revisão são os mesmos. O primeiro passo da inspeção é realizar uma análise visual, onde é possível detectar trincas e rachaduras no corpo da bobina e oxidações nas torres de alta tensão e terminais. “A segunda etapa, igualmente importante, é a medição da resistência do circuito primário e secundário da bobina, além da tensão de alimentação”, indica o consultor de Assistência Técnica. Os valores de referência para essa análise podem ser consultados por meio do SAC da NGK pelo telefone 0800-197-112. “Vale ressaltar que algumas bobinas possuem o módulo de ignição integrado e, por isso, não é poss&iac ute;vel realizar o teste de resistência”, complementa Hiromori.

A principal causa de falhas nas bobinas é o uso de velas de ignição com desgaste excessivo. Por isso, sempre que um dos itens do sistema de ignição apresentar problemas, é recomendado que se faça a inspeção completa do conjunto, composto por velas, cabos e bobinas. “Velas muito desgastadas exigem maior tensão para gerar a centelha causando uma sobrecarga de trabalho no sistema de ignição, atingindo bobinas e cabos”, alerta Hiromori Mori.

Outra dica importante, conforme o especialista da NGK, especialmente nos casos das bobinas individuais, é sempre que uma das peças apresentar falhas, realizar preventivamente a inspeção das outras bobinas. “Quando uma delas apresenta problemas, quer dizer que, em algum momento, as outras também podem falhar. É papel do mecânico orientar o cliente em relação a este cuidado, evitando prejuízos futuros, uma vez que, em pouco tempo pode ser que seja necessária uma nova substituição de bobinas”, recomenda o especialista.

Sobre a NGK
A NGK, referência mundial nos setores automotivo, cerâmico e de revestimentos porcelanizados, completou 58 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2017. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Cerâmicas Técnicas) e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de mais de 1.200 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes. Mais informações em www.ngkntk.com.br. A página também disponibiliza dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::