Brasil, 18 de Novembro de 2017

Indústria Automobilística registra alta no período, de acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor

• Escrito por  Beth Guaraldo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Uma campanha publicitária nos Estados Unidos, acusada de racista, derrubou a satisfação dos consumidores com o setor de bens de consumo, que apresentou variação negativa de 26,3pp – passando de 77,3% em setembro para 51% no mês passado. A informação é do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM, que também teve queda – de 0,9pp, caindo de 52,6% para 51,7% em outubro.

O setor de bens de consumo avalia quatro grandes empresas – Unilever, Hypermarcas, P&G e Bombrill. Em outubro, a repercussão negativa do filme sobre produto de um desses players foi tão grande que causou polêmica também no Brasil, além de comentários pedindo boicote à marca.

Maiores Altas

Em outubro, as maiores altas na satisfação dos consumidores foram dos setores de aviação e da indústria automobilística. O primeiro teve variação positiva de 4,1pp – saltando de 29,6% em setembro par 33,7%. O resultado está diretamente relacionado à performance de uma companhia aérea, mencionada favoravelmente na internet em razão de suas promoções, bem como por sua revista de bordo. As empresas avaliadas são Avianca, Azul, Gol e Latam.

A indústria automobilística apresentou aumento de 1,6pp – passando de 66,2% em setembro para 67,8% no mês passado, em virtude de notícias sobre o evento de um dos players do setor, durante o qual seria anunciado o nome do novo carro da marca, o que gerou uma série de brincadeiras e comentários positivos. O INSC analisa Fiat, Ford, GM e Volkswagen.

Queda na satisfação

Outros dois segmentos apresentaram quedas expressivas na satisfação dos consumidores. Um deles foi o de vestuário – retração de 4,7pp, passando de 77,5% em setembro para 72,8% no mês passado. As causas apontadas pelo INSC são as polêmicas envolvendo o principal dirigente de uma das redes, que, além de ter apoiado publicamente a portaria do trabalho escravo, foi alvo de denúncias de coação, calúnia e injúria. Neste setor, o estudo analisa as redes Colombo, Marisa, Renner e Riachuelo.

Também negativa foi a avaliação da indústria digital – retração de 2,8pp, caindo de 80,2% em setembro para 77,4% -, em razão de publicações sobre prejuízos, queda nas vendas e denúncias de que hackers estariam conseguindo ligar fogões de uma das quatro marcas pesquisadas: HP, Itautec, LG e Positivo.

Demais setores

Dos 23 segmentos pesquisados pelo INSC – primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet -, 17 apresentaram variação negativa em outubro. Além de bens de consumo, vestuário e indústria digital, a retração ocorreu em lojas de departamento, drogarias, eletroeletrônicos, personal care, bebidas, indústria alimentícia, bancos, seguradoras, comunicações, indústria farmacêutica, convênios médicos, saneamento básico, energia elétrica e gás. Os outros tiveram aumento: supermercados, hospitais & laboratórios, transportes metropolitanos e construtoras, além da indústria automobilística e aviação.

Código de segurança
Atualizar