Brasil, 18 de Novembro de 2017

• Escrito por  Koichiro Matsuo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

O experiente estradeiro e gincaneiro Nelsi Pivetta, de Ibicaré, SC, cravou tempo de 22s377 e venceu a 5ª etapa da Gincana do Caminhoneiro, temporada 2017. Credenciou-se para a final no dia 26 de novembro, em Itajaì, SC, ao lado de mais dois paranaenses.

Como na 3ª etapa em Ponta Grossa, a 5ª e penúltima etapa no Posto PTB, em Betim, MG, entre os dias 10 e 12 de novembro, aconteceu sob ameaça de chuva. Mas com uma diferença: a duas etapas do final da fase classificatória e apenas mais seis vagas, o clima entre os caminhoneiros, muitos conhecidos e obstinados gincaneiros, era de “agora, ou vai ou racha” e não deixar para a última prova em Itajaí, nos dias 23 a 25 de novembro.

Por conta da instabilidade do tempo, vários caminhoneiros, que costumam “estudar” a pista e os pontos corretos de manobra, entraram na arena nos momentos em que o asfalto encontrava-se mais seco. Obviamente, a grande maioria dos 83 participantes na sexta e 90 do sábado não se deu bem. No domingo de manhã, depois de uma madrugada castigada pela chuva, a prova começou somente depois das 9h. Até então, Edison Junior dos Reis (Colombo/PR – 22s860), Rogerio Sato (Teresópolis/RJ – 23s280) e Renato Borges (Campo Largo/PR – 23s330) haviam cravado os melhores tempos na sexta e no sábado.

Pouco antes do horário do almoço, no domingo, porém, outro Renato, de sobrenome Ribas Machado, com tempo de 23s241, tirou o amigo Renato Borges, coincidentemente ambos da mesma cidade, Campo Largo, PR. Ribas Machado, naquele momento, em 2º lugar, jogou para baixo o Rogério Sato (23s280), agora em 3º lugar e, como dizem, na “UTI” da etapa.

Com esse vai e vai, mas ainda com outros “gincaneiros” a disputar, a 5ª etapa não estava definida, especialmente porque o período da tarde de domingo foi agraciado por intenso sol de verão e a pista seca. Foi nesse cenário mais apropriado que, minutos antes das 17h, Nelsi Pivetta entrou na arena e cravou 22s377. Muita emoção. O menino Miguel, filho de Nelsi, desabou, caiu aos prantos. Alegria incontida da família Pivetta. Nelsi, Miguel e Beth, esposa e mãe.

No final, os caminhoneiros Nelsi Pivetta, de Ibicaré/SC, com tempo de 22s377, Edison Junior dos Reis, de Colombo/PR (22s860) e Renato Ribas Machado, de Campo Largo/PR (23s241) venceram a etapa. Agora já são 17 caminhoneiros classificados para a final da gincana, valendo um caminhão Iveco Tector 0 KM .

Imagens:

Nelsi comemora a vitória com o folho Miguel - Download