Brasil, 20 de Novembro de 2017

Equipe de São Paulo vence Torneio de Acesso para 20ª Competição SAE BRASIL AeroDesign

• Escrito por  Maria do Socorro Diogo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Em segunda edição, o Torneio contou com a participação à distância de 43 equipes, oriundas de Norte a Sul do Brasil

A equipe paulista Keep Flying Jr., da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), venceu o Torneio de Acesso para participar da 20ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada no segundo semestre de 2018, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. Em segunda edição, o Torneio de Acesso contou com a participação à distância de 43 equipes, oriundas de Norte a Sul do Brasil, por meio do envio de plantas técnicas e vídeos de voos.

Em segundo lugar na disputa ficou a equipe gaúcha AeroMissões, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), seguida pela equipe mineira Flying Priest, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Em função da crescente procura dos universitários pela Competição SAE BRASIL AeroDesign, a SAE BRASIL realiza o Torneio de Acesso para facilitar a entrada de novas equipes. Todos os anos a competição alcança o limite de inscrições (95 equipes), que são parcialmente garantidas às equipes melhores colocadas na competição passada. Este número é fixado conforme a capacidade disponível em recursos humanos e infraestrutura para realização do evento com segurança e eficácia operacional.

As 43 equipes inscritas no Torneio de Acesso representaram 16 Estados. Líderes em participação, Minas Gerais e São Paulo contaram com nove equipes cada, seguidos por Rio Grande do Sul, com seis equipes. Pará inscreveu três equipes. Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Pernambuco tiveram duas equipes cada. Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe foram representados por uma equipe cada.

Além das equipes Keep Flying Jr., AeroMissões e Flying Priest, são elegíveis a concorrer na 20ª Competição SAE BRASIL AeroDesign outras 29 equipes participantes do Torneio de Acesso, totalizando 32. O critério para a seleção das equipes que se qualificam para a competição do ano seguinte é baseado na ordem direta de classificação no Torneio de Acesso e na Competição SAE BRASIL AeroDesign. A prioridade é dada para as equipes melhores colocadas no Torneio de Acesso e as equipes que registraram voos válidos na edição de 2017 da Competição SAE BRASIL AeroDesign.

Encerrada no dia 29 de outubro, a 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign registrou a presença de 87 equipes, que representaram 72 instituições de ensino, de 16 Estados do País, além do Distrito Federal, Venezuela e México. Ao todo compareceram mais 900 participantes, de aproximadamente 1,3 mil inscritos. Para participarem da competição, as equipes foram estimuladas a projetar e construir aviões radiocontrolados, segundo o regulamento da SAE BRASIL, em três classes: Regular, Micro e Advanced.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. A competição é realizada anualmente desde 1999.

“Nos programas estudantis promovidos pela SAE BRASIL os jovens descobrem como trabalhar em equipe e, dentro das regras do jogo, obtêm a qualificação que o mercado exigirá mais tarde como profissionais”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

A competição teve patrocínio das empresas Airbus, Altair, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce e United Technologies. Também contou com o apoio das instituições ADC Embraer, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Prefeitura de São José dos Campos e São José dos Campos Convention & Visitors Bureau, além de parcerias com os hotéis Novotel e Nacional Inn, de São José dos Campos.

Código de segurança
Atualizar