Brasil, 24 de Novembro de 2017

• Escrito por  Maria do Socorro Diogo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Nome foi anunciado nesta quinta-feira (9) na cerimônia de encerramento do 26º Congresso SAE BRASIL, em São Paulo

Richard Christian Schwarzwald, diretor de Qualidade da FCA Fiat Chrysler Automobile para a América Latina, será o próximo presidente do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade em 2018.

O anúncio foi feito por João Carlos Pimentel, presidente do Congresso 2017 e diretor de Operações de Caminhões da Ford, durante a cerimônia de encerramento do evento, na qual estiveram os presidentes Mauro Correia, da SAE BRASIL e do Grupo CAOA, Doug Patton, da SAE International, Marcos Silva, da Nissan, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford, e David Schutt, CEO da SAE International, que participaram do Painel dos Presidentes, o último a ser apresentado no Congresso.

No Painel dos Presidentes os executivos apesentaram a visão de futuro para a mobilidade, em que as palavras conectividade, automação, compartilhamento e eletrificação foram as mais citadas. A certeza de grandes e mudanças em produtos e negócios foi unanimidade.

Doug Patton, presidente da SAE International e Chief Technology Officer da Denso International America, destacou como principais tendências da mobilidade a conectividade, a automação, o compartilhamento e a eletrificação, e disse que há desafios a serem vencidos, entre eles a definição sobre quais seriam os melhores modelos para cada mercado. Entre os desafios Patton ressaltou ainda a segurança em todos os seus aspectos, que, ele defendeu, deve ser priorizada.

Rogélio Golfarb, vice-presidente de Relações Governamentais e Estratégias de Negócios da Ford América do Sul, disse que o maior desafio da indústria é criar modelos de negócio que atendam às novas demandas dos consumidores e garantam retorno aos investimentos. “Vamos continuar a produzir veículos, mas eles serão diferentes daqueles que conhecemos hoje, bem mais conectados e ligados a um sistema operacional de transporte que inclui serviços para que as cidades tenham mais espaços para lazer e todos os tipos de transporte”, afirmou. Golfarb apontou inteligência artificial aplicada aos negócios, “bike sharing”, “smart shuttles” para otimização dos deslocamentos e “digital services” como foco de investimentos da Ford para novos negócios.

Marcos Silva, presidente da Nissan, disse que a visão de futuro da empresa para a mobilidade é um mundo conectado, sem congestionamentos, em que o cidadão pode ir a qualquer parte em qualquer momento, veículos adaptados às necessidades do usuário, além de acidentes e emissões zero. Com esse objetivo a empresa lançou no Japão veículos semiautônomos de propulsão inteligente, tecnologias que a Nissan pretende trazer para o Brasil.

Mauro Correia, presidente do Grupo Caoa, elencou entre as novas tendências globais as fontes renováveis de energia, a Internet como principal acelerador da produtividade e do crescimento das economias, a robótica substituindo a mão de obra humana e a IoT. “O deslocamento do futuro será totalmente diferente do de hoje; o carro será o terceiro espaço de convivência das pessoas, depois da casa e do trabalho”, sentenciou. Na visão da Caoa, no futuro o processo de comercialização será mais virtual e menos presencial, os serviços serão fator de competitividade e de retenção do consumidor.

BALANÇO – O 26º Congresso SAE BRASILdebateu entre os dias 7 e 9 de outubro o tema “A mobilidade inteligente e a transição para o futuro“. A programação incluiu 17 painéis: três âncoras (Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes) e 14 temáticos - Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Veículos Elétricos e Híbridos.

Dos 151 trabalhos técnicos (papers) aprovados, 116 trabalhos inéditos de autores nacionais e estrangeiros foram apresentados durante os três dias de congresso. O autor do melhor paper na categoria nacional terá a oportunidade de participar do Congresso da SAE Internacional de Detroit, em abril de 2018.

DESTAQUES TECNOLÓGICOS – O Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL elegeu três destaques entre as 35 empresas que apresentaram na Mostra Tecnológica tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro: Bosch, Chevrolet e Schaeffler.

PRÊMIO SAE BRASIL - Como é tradição todos os anos a SAE BRASIL elege uma personalidade que tenha prestado relevantes contribuições para a mobilidade do País. Em 2017 o homenageado foi o engenheiro João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

HOMENAGENS – A SAE BRASIL homenageou ainda profissionais em 11 áreas de atuação. São eles:

Aeroespacial – Dr.Ozires Silva, ex-presidente e co-fundador da Embraer.

Caminhões e Ônibus - Wagner Fonseca, fundador da NETZ Engenharia Automotiva.

Combustíveis e Emissões - Renato Linke, físico do Setor de Homologação de Veículos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Educação de Engenharia – Christian Streck, gerente geral da Honeywell Transportation Systems.

Ferroviário - Marcos Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion.

Inovação Tecnológica – Luiz Antonio Tozi, vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza.

Manufatura – Prof.Dr. José Roberto Ferro, presidente e fundador do Lean Institute Brasil.

Materiais – Alexandre Martins Barros, diretor do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Superfícies em Belo Horizonte.

Projeto do Produto – William Bertagni, presidente da Pan Asia Technical Automotive Center (PATAC) e vice-presidente de Engenharia Automotiva da GM China.

Qualidade – Vicente Falconi, sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração da FALCONI Consultores de Resultados.

Segurança Veicular – Airton Evangelista, presidente da TAKATA América do Sul.

Código de segurança
Atualizar