Brasil, 16 de Dezembro de 2017
A- A A+

Publicidade 1 Aqui no SEGS

No Dia do Consumo Consciente, ZEN destaca atitudes adotadas em seu processo fabril

  • Escrito por  Analuiza Tamura
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Uso racional dos recursos naturais e redução dos impactos ambientais de suas atividades são medidas adotadas pela fabricante catarinense

Na ZEN, todas as atividades são executadas para minimizar impactos ao meio ambiente. Por isso, no mês em que se comemora o Dia do Consumo Consciente (15 de outubro), a fabricante catarinense reforça o seu compromisso estratégico de promover o uso racional dos recursos naturais, adotar medidas que gerem uma produção mais limpa, reduzam a geração de resíduos sólidos e o consumo de energia elétrica e água. Alguns exemplos dessa prática são o envio de efluentes sanitários para empresas especializadas no tratamento desses materiais e a troca de lâmpadas fluorescentes pelas de LED.

Os cuidados começam desde a conscientização dos colaboradores, passando pela adequação dos processos fabris até o descarte de materiais. Todos os profissionais já recebem orientações no programa de integração para a adoção de hábitos simples no dia a dia para contribuir com a preservação do meio ambiente. Além disso, o tema é abordado nos treinamentos sobre o Sistema de Gestão Ambiental, no Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DDSMS) e nas campanhas internas promovidas pela fábrica.

Na linha de produção, para evitar o desperdício de energia, alguns equipamentos contam com um sistema de tag, um tipo de alerta que informa ao operador se a máquina pode ser desligada nos finais de semana ou turno. Outra medida é a troca gradativa das lâmpadas fluorescentes pelas de LED, que, além serem mais econômicas, não precisam ser descontaminadas antes do seu descarte. “A ZEN integra, ainda, o mercado livre de energia, onde existe a possibilidade de comprar o insumo de fontes renováveis”, destaca o analista do Sistema de Gestão Ambiental, Felipe Costa.

Cuidados com efluentes e resíduos
Outra preocupação é o destino dos efluentes sanitários e industriais. Tudo é encaminhado para uma empresa licenciada e especializada neste tipo de serviço. O resultado do tratamento é acompanhado de perto pelos técnicos da empresa. Internamente, a fábrica conta com um sistema de recuperação do óleo solúvel, o que reduz a necessidade do descarte para tratamento e o consumo deste tipo de lubrificante.

Já os resíduos de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) passam por um processo de coprocessamento. As luvas, por exemplo, são enviadas para uma empresa, onde são utilizadas como substituto de combustível para queima de fornos e matéria-prima na fabricação de cimento. Com isso, dá-se uma destinação mais adequada e elimina-se o envio para aterros industriais.

Pequenas atitudes, grandes resultados
Outras medidas auxiliam a promoção do consumo consciente entre os colaboradores da empresa. Nos banheiros, por exemplo, as torneiras são equipadas com temporizadores, que evitam que ela seja esquecida aberta ou fique ligada quando não há necessidade. Além disso, a água utilizada na maioria dos vasos sanitários é captada da chuva e, regularmente, são promovidas campanhas de conscientização para o uso do papel toalha.

Sobre a ZEN

A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 9,2 milhões de componentes. Seu portfólio inclui polias de alternador, tensores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina cerca de 5% d e seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 900 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

 

Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Publicidade

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::