Brasil, 17 de Outubro de 2017

Estrada para a Saúde realiza programação especial no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

• Escrito por  Matheus Clemente
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Amanhã, 11, caminhoneiros que passarem pela base do programa na Rodovia Castello Branco (SP 280) receberão orientações especiais e exames de saúde, além de poderem checar dos itens de segurança de seu caminhão.

Levantamento realizado nas unidades fixas do Programa Estrada para a Saúde do Sistema Anhanguera-Bandeirantes e Castello-Raposo aponta que 79% dos caminhoneiros estão acima do peso.

Os caminhoneiros que passarem amanhã, 11, pela base do Programa Estrada para a Saúde participarão de uma ação especial da CCR ViaOeste no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Além de serem orientados sobre os riscos do sobrepeso para a saúde, poderão fazer exames de saúde gratuitamente, além de checar os itens de segurança dos caminhões. A ação acontece em parceria com a Abeso – Associação para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), além do Caminhão 100%, do Grupo GMA. O Estrada para a Saúde é desenvolvido pelo Instituto CCR e conta com o patrocínio da Mercedes-Benz.

Dentre os serviços gratuitos, os motoristas poderão realizar exames de glicemia, colesterol e pressão arterial, além de calcular seu Índice de Massa Corpórea (IMC), para saber sua real situação. Os caminhoneiros também poderão usufruir de corte de cabelo, tratamento odontológico preventivo e massagem bioenergética.

A obesidade nos caminhoneiros

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.

Levantamento realizado nas unidades fixas do Programa Estrada para a Saúde do Sistema Anhanguera-Bandeirantes e Castello-Raposo, desenvolvido pelo Instituto CCR e realizado pela CCR AutoBAn e CCR ViaOeste, aponta que 79% dos caminhoneiros avaliados em teste de Índice de Massa Corpórea (IMC), estão acima do padrão de saúde definido como ideal pela OMS (Organização Mundial de Saúde). No primeiro semestre de 2017, foram avaliados 4.063 motoristas. Destes, 3.209 estavam acima do peso. As concessionárias integram o Programa de Concessão de Rodovias de São Paulo.

Dados da Abeso apontam que o excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado entre outras. Mais de 47% dos caminhoneiros que foram avaliados este ano pelo Programa Estrada para a Saúde da CCR ViaOeste estão obesos.

O excesso de peso no caminhão

Aproveitando o contexto, técnicos do Grupo GMA abordarão com os motoristas os riscos que o excesso de carga pode causar para o caminhão, além de alertar para os riscos de acidentes decorrentes da prática. A orientação será feita individualmente pelos profissionais do Caminhão 100%, durante check up gratuito dos itens mecânicos e de segurança dos caminhões, independente da marca.

O que: Ação especial no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Orientações sobre Obesidade: Quarta (11) – das 8h às 18h

Caminhão 100%: Quarta (11) e Quinta (12) – das 10h às 16h.

Onde: Sede do Estrada para a Saúde – Rodovia Castello Branco, km 57 – sentido Capital

Código de segurança
Atualizar