Brasil, 16 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ford Amplia O Uso Da Tecnologia De Realidade Mista No Design De Carros Com Óculos Hololens Da Microsoft

  • Escrito por  Imprensa Ford
  • Comentarios (1)
  • Publicado em Veículos
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Ford Amplia O Uso Da Tecnologia De Realidade Mista No Design De Carros Com Óculos Hololens Da Microsoft

A Ford está expandindo globalmente o uso da tecnologia de realidade mista HoloLens, da Microsoft, para ganhar velocidade no desenvolvimento de seus veículos. Usando os óculos especiais que projetam hologramas sobre um modelo real, os designers podem mudar instantaneamente vários elementos do carro, como grade, espelhos, faróis e outros detalhes, que antes dependiam da moldagem em argila para ser observados 

De forma pioneira, a Ford testa essa ferramenta há um ano nos estúdios em Dearborn e agora está expandindo o seu uso para todo o mundo. Com os óculos HoloLens, basta rolar um botão para ver variações de forma, tamanho e textura de partes do carro, em imagens de alta qualidade projetadas sobre um carro ou modelo de argila real. Assim, um trabalho que poderia demorar semanas é realizado em questão de horas.

“É incrível poder combinar o antigo e o novo – modelos de argila e hologramas – para ganhar tempo e interagir rapidamente na criação de um veículo”, diz Jim Holland, vice-presidente de engenharia de componentes e sistemas da Ford. “O HoloLens é uma ferramenta poderosa de design nessa época de mudanças rápidas, em que temos de reinventar os veículos e as experiências de mobilidade.”

“Ainda não podemos nos teletransportar, mas com o HoloLens conseguimos revisar projetos 3D com designers e engenheiros de todo o mundo em tempo real”, completa Craig Wetzel, gerente de operações técnicas de design da Ford. “E apenas arranhamos a superfície, as possibilidades para o futuro são quase ilimitadas, o que é muito empolgante.”

Vendo o futuro

O HoloLens escaneia e mapeia o ambiente enquanto o designer anda em torno de um carro real. Usando um computador com Windows 10 e um dispositivo holográfico integrado, os óculos renderizam hologramas e imagens a partir do ângulo que o carro é visto. E fazem isso com precisão muito maior que um GPS e de forma totalmente móvel, diferentemente de outros óculos que precisam ser conectados por cabos a um computador.

As imagens holográficas em 3D permitem aos designers, por exemplo, checar a visão que o motorista terá no retrovisor e realizar em questão de horas o estudo de uma grade que levaria semanas no sistema tradicional. Os óculos também podem ser sincronizados para vários membros da equipe verem um projeto simultaneamente e permite que eles gravem comentários de áudio – como “notas adesivas” de alta tecnologia – para colegas que trabalham em locais e fusos horários diferentes.

A Ford estuda também a aplicação do HoloLens em outros processos de desenvolvimento de engenharia para reforçar sua liderança no uso de tecnologias avançadas de visualização, como a realidade virtual.

“O HoloLens permite que toda uma equipe colabore, compartilhe e experimente ideias junto”, diz Elizabeth Baron, especialista em realidade virtual e visualização avançada da Ford. “A mistura de modelos virtuais e físicos é emocionante porque ajuda a comunicar e ver de forma eficaz como será o produto desde o início do processo. Isso traz grande liberdade e eficiência na criação de protótipos.”

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Comentários  

0 #1 Luciano 09-10-2017 17:18
Boa tarde.
Uma excelente iniciativa o uso da realidade virtual para solucionar problemas de ergonomia.
Meu nome é Luciano Piton.
Atuo na empresa Virtuatech Engenharia, trabalhamos com serviços de projetos mecânicos e realidade virtual com interação homem x objeto, na cidade de Pindamonhangaba - SP.
Atuamos também nas áreas de desenvolvimento de software para treinamento operacional com óculos VR e análises ergonômicas de postos de trabalho.
Gostaria de saber se você tem interesse em conhecer nossa empresa e nossos serviços.
Meu telefone é 012-98850-0468.
Um abraço.
Luciano Piton
Citar

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::