Brasil, 16 de Dezembro de 2017

Publicidade 1 Aqui no SEGS

CCR RodoAnel realiza simulado de acidente com vazamento de produtos perigosos e múltiplas vítimas na quarta (20)

• Escrito por  Matheus Clemente
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

A ação, que poderá ser acompanhada pela imprensa, envolverá mais de 60 profissionais da concessionária, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar e CETESB.

Os profissionais executarão técnicas de contenção de emergência química, corte de veículos e resgate de vítimas com apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar.

Exemplo de simulado de acidentes em rodovias, desenvolvido no ano passado no Sistema Castello-Raposo

A CCR RodoAnel, concessionária que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, realiza na próxima quarta-feira, 20, simulado de acidentes com produtos perigosos na altura do km 0+300 do Trecho Oeste do RodoAnel, próximo à região do bairro de Perus (São Paulo). O simulado acontecerá das 10h às 12h.

Ao todo, participarão mais de 60 profissionais da concessionária, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar e CETESB. A simulação tem o apoio da ARTESP (Agência de Transportes de São Paulo). Serão 25 veículos operacionais, incluindo guinchos pesados, viaturas de resgate, veículos especializados na contenção e descontaminação de produtos químicos, além da participação do helicóptero Água da Polícia Militar.

Durante o evento, também atuarão o caminhão auto bomba da CCR RodoAnel com capacidade de 15 mil litros em seu tanque – um dos maiores do segmento - e alcance de 56 metros de jato d’água, além da viatura prefixo CO-03 do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, um posto de comando e gerenciamento móvel montado em cima de um caminhão, que atua com o Sistema de Comando em Operações de Emergência (SICOE) - metodologia de processos que padroniza e otimiza as tomadas de decisões em ocorrências de maior porte, como acidentes com produtos químicos ou múltiplas vítimas.

De acordo com Diogo Stiebler, gestor de Tráfego da CCR RodoAnel, “o objetivo do simulado é treinar a atuação em conjunto das equipes das diversas entidades em ocorrências de alta complexidade. Para isso, será montada uma cena com as características de um acidente real, na qual serão testados procedimentos, técnicas e equipamentos”.

A simulação

Durante o evento, será simulada a colisão de um veículo com cinco passageiros contra uma carreta carregada com produto perigoso, que estava quebrada sobre faixa de rolamento. O motorista do caminhão, que estava falando ao celular perto da traseira, foi atropelado. Assim como em um caso real, o atendimento simulado iniciará já com este cenário montado.

Segundo Stiebler, as equipes enfrentarão uma série de desafios: “Além de executar as técnicas de contenção do produto químico, os resgatistas terão que atender vítimas em diversas gravidades, incluindo uma contaminada pelo vazamento, e realizar o resgate com o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar”. Segundo Diogo, um carro será totalmente cortado para desencarcerar algumas vítimas.

Código de segurança
Atualizar