Brasil, 23 de Janeiro de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

5 micro momentos do marketing digital automotivo

Saiba como preparar estratégias digitais na jornada de compra do consumidor

Se conectar com compradores de carro em um mundo que usa smartphone pode ser a estratégia que faltava para converter seus leads potenciais em vendas efetivas. Em 2019, só no Brasil, podemos somar 128 milhões de usuários mobile. Hoje, para você entender a força do celular, já olhamos para ele 86 vezes ao dia. Uma média de 8 horas utilizando o aparelho.

Neste avanço mobile, muitos consumidores têm seu primeiro contato na jornada de compra – da pesquisa a venda efetiva do carro – por meio do smartphone, que permite que seu lead tenha acesso a informações, conteúdo, fórum de discussões, avaliações do carro, entre outras informações sobre o veículo que deseja comprar.

Diante desse comportamento, você deve saber que é possível impactar esse consumidor e ainda trazê-lo para próximo do seu negócio, ou seja, sua concessionária. Criar estratégias “mobile-first” para atrair esse consumidor para sua loja é pensar para quem está utilizando o smartphone e se posicionar dentro dessa jornada de compra.

De acordo com informações do Google em um recente estudo feito sobre carros, há cerca de 900 interações digitais referentes a pesquisas na internet, sendo que 78% delas são feitas pelo smartphone. Por isso, estar preparado para interagir com esse lead pode determinar mais vendas para sua loja. Apresento a seguir, a jornada de compra de um carro e o que você pode fazer para estar presente em cada uma delas:

1) Qual o melhor carro para mim?

É nesse momento que o seu lead está decidindo qual carro comprar e onde ele está buscando informações no site da marca, no Google e em portais automotivos. É possível interagir com seu lead por meio de conteúdos em blog, vídeos e ações de remarketing.

2) Este carro é para mim?

A chegar na 2ª fase, seu lead passa a buscar detalhes específicos do carro. Nessa hora são avaliados itens, como: espaço interno, preço do seguro, opcionais do carro, prazo de entrega, etc. Com micro conteúdos será possível atrair a atenção desse consumidor.

3) Será que consigo pagar?

Ele já sabe qual carro quer e começa a se informar sobre valores e condições de pagamento. Seu lead pesquisa preço na loja, quanto pode receber pelo veículo seminovo, taxas de juros, condições de pagamento e financiamento, etc. Neste momento, busque oferecer o melhor preço, simulações e avaliações online.

4) Onde eu encontro esse carro?

Depois de escolher o carro e saber que é possível pagar por ele, é hora de selecionar a loja mais próxima e conferir o estoque disponível. Esse momento é o ideal para trabalhar estratégias de links patrocinados e busca orgânica para estar bem posicionado nos resultados.

5) Estou gerando negócios?

Na fase final, seu consumidor já chega muito bem informado a sua concessionária e espera que seu atendimento seja qualificado. Por isso, esteja preparado para não decepcioná-lo. Também é recomendado medir os investimentos em marketing digital feitos até essa etapa, dessa maneira você poderá otimizar e direcionar melhor suas ações para onde estão gerando mais resultados reais. Além disso, automatizar processos para que você e sua equipe dediquem seu tempo em ações efetivas e na conversão de vendas é crucial para fechar mais negócios.

Eduardo Cortez é presidente LATAM da Search Optics e está a frente do desenvolvimento de oportunidades e estratégias com montadoras e marcas nacionais para o Brasil e América Latina.

Código de segurança
Atualizar