Brasil, 24 de Setembro de 2017

Festival voltado para jovens músicos, Imagine Brazil abre inscrições a partir de 4 de setembro

• Escrito por  Elen Andrade
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

O vencedor da competição, que realiza sua 3ª edição no País, disputará a final internacional na Europa, com todas as despesas pagas

Essa é a proposta do Imagine Brazil, um festival internacional que realiza sua terceira edição no País e abre inscrições a partir de 4 de setembro. Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, o Imagine é realizado no Brasil pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora da maioria dos polos do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A versão estrangeira do Imagine ocorre em cerca de 10 países.

No Brasil, o concurso permite a participação de solistas ou grupos de até 8 pessoas, entre 13 e 21 anos, residentes no Estado de São Paulo. O prazo para concorrer se estende até 29 de setembro e os interessados devem preencher o questionário no site http://br.imaginefestival.net/. Além de valorizar a mistura de estilos musicais, o festival incentiva o contato com diferentes culturas e a troca de experiências. O vencedor do Imagine Brazil ganha uma vaga na final internacional e workshop preparatório que ajudará no preparo para a disputa, que ocorre no ano seguinte, na Europa, com todas as despesas pagas.

A pré-seleção faz parte da primeira rodada da competição e será feita por um comitê interno da Amigos do Guri e membros do Júri. Serão analisados os formulários de inscrição e a mídia MP3 enviadas pelos inscritos e inscritas. Até 40 grupos ou artistas serão contemplados para competir ao vivo nas semifinais, que ocorrerão entre outubro e novembro, nas cidades de São José do Rio Preto, Sertãozinho, Marília e Indaiatuba. Cada semifinal classificará três finalistas.

Nessas quatro fases eliminatórias, os participantes serão avaliados nos quesitos: qualidade musical e interpretação; comunicação e carisma; originalidade e repertório; e preparação.

O corpo de jurados será composto por quatro músicos/musicistas profissionais brasileiros, um representante da Amigos do Guri e um membro da JMI (como presidente e moderador). Eles escolherão 12 finalistas das semifinais regionais, que irão direto para a final, que ocorre na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro, de onde sairá o grande vitorioso do Imagine Brazil.

A Diretora Executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa, comenta sobre a oportunidade: “O Imagine Brazil já é reconhecido como excelente porta de entrada para o mundo profissional da música e promove uma rica troca de experiências entre jovens de diferentes origens e estilos. Nessa terceira edição, acreditamos que os candidatos que vivenciaram as etapas em anos anteriores irão se empenhar ainda mais na busca por uma vaga e inspirar a inscrição de novos músicos”.

Prêmios e grandes experiências de carreira
Os escolhidos para a grande final contarão com vivências inéditas, workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades. Serão atividades voltadas ao desenvolvimento artístico, entre elas: gerenciamento de carreira, performance de palco, práticas coletivas de música e produção.

Quem vencer o Imagine Brazil 2017 irá participar da final internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2018, concorrendo com vencedores de vários países, na Europa.

Vencedores da primeira edição brasileira, em 2015, a banda de heavy metal Sephion competiu em 2016 com grupos de vários países, na Croácia.

O trio Retrato Brasileiro ganhou a segunda edição do concurso. Para eles, o Imagine abriu as portas para uma carreira profissional. “Até a primeira fase da competição nós não tínhamos nos apresentado em público. Era tudo novo e ver a recepção da plateia e do júri foi a melhor coisa que podia ter acontecido. A partir daquele momento, começamos a ver o nosso trabalho de outra maneira, profissional e musicalmente”, disse Gabriel Peregrino, um dos integrantes do trio que garantiu a vaga para a final internacional que ocorrerá em novembro, na Holanda. “Hoje, estamos em uma rotina de ensaios e elaboração de projetos, graças a esse impulso que o Imagine deu. Além da proposta que foi apresentada no festival, passamos a desenvolver outros projetos, novas parcerias e canções autorais. Participar da final internacional é muito empolgante. Temos novos arranjos e estamos muito confiantes.”

Inscrições - IMAGINE BRAZIL 2017
Data: 4 a 29 de setembro
Podem ser feitas pelo site: br.imaginefestival.net/ - Preencher formulário online e enviar uma mídia MP3 (Regulamento e detalhes no site)
Quem pode se inscrever: solistas ou grupos de até 8 pessoas
Idade: de 13 a 21 anos

Divulgação dos selecionados para a semifinal: 9/10
Semifinais regionais
São José do Rio Preto – 28/10
Sertãozinho – 11/11
Marília – 18/11
Indaiatuba – 25/11

Final
São Paulo 2/12

Final Internacional
Europa - 2018

Patrocinadores: Expresso Jundiaí, Glovis, Grupo Maringá, Plastek do Brasil, Marilan, Supermercados Rondon e Elantas.

Apoio de mídia: SBT Interior

Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Código de segurança
Atualizar