Brasil, 23 de Novembro de 2017

Chairperson do Simpósio SAE BRASIL CarBody 2017 dá dicas de segurança a serem avaliadas antes de comprar um carro

• Escrito por  Ana Regina Bicudo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Apesar de ser um fator ainda pouco avaliado na hora de o consumidor adquirir um carro, a segurança é um dos quesitos mais importantes. Para ajudar os que estão pensando em comprar um veículo, Ed Taiss, chairperson do Simpósio SAE BRASIL CarBody 2017, evento que vai debater o desenvolvimento de carrocerias automotivas mais seguras, dá dicas do que deve considerado na hora de optar por um modelo ou outro.

Pontuação em provas de crash test

Testes de colisão, como os que a Latin NCAP realiza, avaliam os carros com notas de zero a cinco. Mesmo os que tem bons acessórios de segurança podem receber pontuação baixa, decorrente de uma carroceria frágil. “Os modelos considerados seguros são os que recebem quatro ou cinco pontos”, explica o chairperson do Simpósio SAE BRASIL CarBody 2017.

Material da carroceria

O aço compõe a maior parte da estrutura veicular. Por essa razão, é importante averiguar com o fabricante se a resistência da ‘célula de sobrevivência’ é capaz de garantir a proteção necessária. “Com o uso de materiais mais eficazes, já é possível fabricar carrocerias mais seguras e leves, assegurando com isso também uma menor emissão de poluentes”, explica Taiss.

Proteção adequada para o motorista e demais passageiros

Uma boa estrutura veicular deve preservar a área dos passageiros. Taiss explica que as estruturas frontais e traseiras, bem como as laterais devem absorver a energia gerada no impacto reduzindo o impacto na célula de sobrevivência, e, consequentemente, nos passageiros.

Itens de segurança de um automóvel

Os automóveis possuem sistemas de segurança ativa, que existem para evitar acidentes, e de segurança passiva, voltados para que os ocupantes sejam protegidos quando o acidente é inevitável. Na primeira categoria, encaixam-se itens como freio ABS e controle de estabilidade, enquanto que na segunda modalidade está o airbag, cinto de segurança e válvula bloqueadora de combustível. É importante destacar que o ABS e o airbag frontal são obrigatórios em todos carros produzidos a partir de 2014. Caso o comprador procure um veículo fabricado em data anterior, é fundamental verificar se o modelo possui esses sistemas. No entanto, Taiss alerta que “sem uma boa estrutura veicular, todos esses elementos de proteção podem não oferecer a segurança necessária para seus ocupantes”.

Simpósio SAE BRASIL CarBody 2017
Data: 20 e 21 de setembro
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT – Professor Almeida Prado, 532, Cidade Universitária – São Paulo (SP)
Horário: Das 7h30 às 14h