Brasil, 19 de Novembro de 2017

DAF participa de teste de platooning de caminhões no Reino Unido

• Escrito por  Renata Yabusaki
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

A DAF Trucks participará de um teste de dois anos de platooning de caminhões, liderado pelo TRL, o Laboratório de Pesquisas de Transporte do Reino Unido. Juntamente com seus parceiros, TNO, Ricardo e a empresa DHL de logística, a DAF foi selecionada pelo Departamento de Transportes do governo do Reino Unido e a Highways England para obter experiência em platooning de caminhões em rotas selecionadas na malha de rodovias estratégicas da Inglaterra. Os primeiros caminhões da DAF estão programados para testes no Reino Unido nos próximos meses.

Com os estudos, o governo inglês busca obter experiência com essa inovação, que poderá trazer mais eficiência ao transporte rodoviário. O platooning permite que os caminhões sejam dirigidos em formação fechada, levando a um menor consumo de combustível, redução nas emissões de CO2 e melhora no fluxo de tráfego, utilizando sistemas avançados de assistência para o condutor, que contribuem para o aumento da segurança rodoviária.

Acelera, freia e até mesmo faz curvas automaticamente

No platooning de caminhões, Wifi-P altamente avançado, radar e câmeras permitem que dois caminhões conectados por tecnologia sem fio sejam dirigidos a pouca distância um do outro. Utilizando as informações do primeiro caminhão do pelotão, os veículos que o seguem poderão acelerar, frear e fazer curvas automaticamente.

Redução de CO2, aumento da segurança e melhoria no fluxo de tráfego

No platooning, quando o veículo líder freia, os que o seguem frearão automaticamente sem nenhum tempo de reação perceptível, aumentando a segurança rodoviária. Isso permite que as lacunas entre as combinações de caminhão possam ser reduzidas o máximo possível, o que, devido ao fluxo de arraste, poderá economizar 10% de combustível e ter uma redução equivalente nas emissões de CO2. Outro benefício é a melhora do fluxo de trânsito para outros usuários da rodovia, porque caminhões em platooning não ultrapassam um ao outro.

Além disso, as tecnologias de platooning podem permitir que os veículos de passageiros se juntem ao tráfego, ou deixem a rodovia com segurança e de modo responsável, mesmo ao cruzar com um pelotão de caminhões. Os sistemas avançados de assistência ao condutor, que permitem o platooning, também contribuirão para a segurança rodoviária. Diferentemente dos seres humanos, os sistemas estão sempre alertas e respondem 25 vezes mais rápido que um excelente desportista.

Platooning tecnicamente possível

"A DAF está honrada em participar do teste de campo liderado pelo TRL, envolvendo um pelotão de três caminhões, para o Governo do Reino Unido”, disse Ron Borsboom, membro do Conselho de Administração da DAF e responsável pelo desenvolvimento de produtos. “Os testes enriquecerão nosso entendimento e conhecimento dos benefícios que o platooning poderá propiciar, ao mesmo tempo em que poderemos dar suporte ao Departamento de Transportes, gerando provas de como o método poderá melhorar a eficiência do transporte. Mas quero deixar claro: ninguém duvida que ainda há muito desenvolvimento técnico pela frente, antes de conseguirmos introduzir o platooning no mercado. Contudo, este teste é um passo importante e necessário que precisamos dar”, diss e ele.

Além disso, ainda há muita coisa que deverá ser avaliada em termos de legislação, responsabilidade civil e aceitação pública. Borsboom acrescentou, “O governo do Reino Unido deve ser elogiado por ter fomentado uma iniciativa tão valiosa e importante”.

O condutor ainda é necessário

“O platooning não substitui o condutor”, declarou Borsboom. “Todo caminhão precisa de uma pessoa na cabine”, disse ele. “Em estradas secundárias ou em áreas urbanas, o condutor precisa estar no controle do veículo. O método é uma solução eficiente para operações de longo trajeto, em estradas principais e rodovias, mas mesmo nesse caso, os condutores serão especialmente treinados para assumirem o controle, caso necessário, e fazer outras atividades relacionadas ao trabalho. Não é o começo do fim da profissão de condutor de caminhão. O platooning alivia a carga de trabalho da pessoa por trás do volante. O tráfego está ficando cada vez mais intenso, e exigindo cada vez mais do condutor. Sistemas inteligentes, ir ão ajudar o motorista a lidar com essas demandas”.

Liderando a tecnologia desde 2015

A DAF tem estado na vanguarda da tecnologia de Platooning de Caminhões desde o início de 2015, quando a empresa lançou o projeto Eco Twin, juntamente com a NXP Semiconductors, TNO (Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada) e o instituto de segurança, Ricardo. Desde então, os condutores de teste dirigiram dezenas de milhares de quilômetros, tanto em estradas públicas como no continente europeu, e na pista de teste de última geração da DAF, para melhorar continuamente suas tecnologias de platooning. Em 2016, a DAF participou com êxito do Desafio Europeu de Platooning de Caminhões, promovido pelo Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda.

DAF Trucks N.V. - é uma subsidiária da empresa americana PACCAR Inc., uma das maiores fabricantes de caminhões pesados – é fabricante líder de caminhões leves, médios e pesados. A DAF fabrica uma linha completa de unidades tratores e de caminhões, oferecendo o veículo certo para todas as aplicações de transporte. A DAF também é fornecedor líder de serviços, incluindo contratos de reparos e manutenção MultiSupport, serviços financeiros da PACCAR Financial, e um serviço de entrega de peças de primeira classe da PACCAR Parts. Além disso, a DAF desenvolve e fabrica componentes, tais como eixos e motores para fabricantes de ônibus e caminhões em nível mundial. A DAF Trucks N.V. tem fábricas em Eindhoven na H olanda, Westerlo na Bélgica, Leyland no Reino Unido e Ponta Grossa no Brasil, e mais de 1000 concessionárias e pontos de serviço na Europa e fora dela.

Código de segurança
Atualizar