Brasil, 23 de Setembro de 2017

• Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

Direção tranquila, controle seguro

n Valeo usa os plásticos de engenharia da BASF, Ultramid® SI e Ultradur®, no módulo da coluna de direção;

n Design de componente integrado para BMW séries 3 a 7 com tração traseira.

Segurança, prazer de dirigir, estética. Quando você dirige um carro, não é só o volante que influencia essa experiência, mas também o módulo da coluna de direção que liga o volante à unidade de controle. A Valeo, fornecedora francesa de sistemas automotivos, desenvolveu um modelo da coluna de direção com a carcaça e alavancas feitas com os plásticos de engenharia da BASF Ultramid® (PA: poliamida) e Ultradur® (PBT: poli(tereftalato de butileno)). O modelo é cerca de 20% mais leve do que o anterior e se beneficia de um ótimo acabamento superficial, da boa resistência a raios UV e da excelente resistência mecânica dos materiais da BASF. O BMW Group usa o módulo da coluna de direção em seus veículos com tração traseira, das séries 3 a 7.

“Nossas colunas de direção têm um design altamente desenvolvido e integrado e, portanto, se adaptam perfeitamente à arquitetura específica do interior do veículo”, diz Jochen Fößel, responsável pela otimização de peças e moldes de injeção de plástico da Valeo. “Para criar um módulo da coluna de direção estável, funcional e com visual atraente, pudemos selecionar os materiais certos entre a grande variedade de plásticos de engenharia da BASF, além de usufruir dos benefícios do serviço da BASF que cobre todo o design do componente e o desenvolvimento e processamento do material”. Para as alavancas da seta e do limpador de para-brisas, a Valeo usa a poliamida Ultramid® B3EG10 SI (SI = superfície melhorada, em inglês). Já para o módulo principal em duas partes, a Valeo usa o PBTs Ultradur® B 4520 e o Ultradur® B 4300 G4. Esse último é processado pela empresa Spritzgussteile Formenbau, Flachslanden, na Alemanha, e utiliza o processo MuCell®.

Poliamida de superfície para alavancas combina mecânica e boa aparência

As alavancas para setas e para-brisa se destacam pelo acabamento superficial de alta qualidade e pela estabilidade do Ultramid® B3EG10 SI da BASF. A poliamida com elevado teor de fibra de vidro (50%) oferece uma combinação ideal de propriedades mecânicas e visuais. Por isso, é usada em componentes de superfície que não só precisam ter uma estética agradável, mas também devem ser extremamente estáveis e resistentes aos raios UV. O material foi originalmente desenvolvido para a indústria moveleira, onde é usado atualmente em diversos designs e cadeiras para escritório. “Ficamos um pouco surpresos no começo, quando a BASF nos ofereceu um material desenvolvido para móveis", disse Jochen Fößel. “Mas assim que vimos o acabamento superficial homogêneo e brilhante, ficamos convencidos. E a excelente resistência mecânica e resistência aos raios UV foram confirmadas nos testes que realizamos”. A Valeo realizou os testes de resistência dos componentes automotivos de interior segundo a norma DIN EN ISO 1043--1/GS 93016.

Classes de Ultradur® feitos sob medida para a carcaça do módulo da coluna de direção

O centro, composto por duas partes, do módulo da coluna de direção é produzido utilizando diferentes classes de Ultradur®. A carcaça inferior, feita com Ultradur® B 4300 G4, reforçada com 20% de fibras de vidro, é fabricada pela empresa Buck Spritzgussteile Formenbau usando o processo MuCell®. Esse processo de expansão física adiciona nitrogênio à massa de polímero durante a modelagem por injeção, levando à formação de uma estrutura celular. Com isso, o peso do componente é reduzido em aproximadamente 10% e a estabilidade dimensional aumenta, sem qualquer efeito adverso sobre a alta rigidez e excelente resistência química do material. A carcaça superior da coluna, onde o volante é montado, é feita com o PBT Ultradur® B 4520 reforçado. Destaca-se por sua baixa absorção de água e, portanto, alta estabilidade dimensional. Além disso, combina um atraente acabamento superficial e excelente estabilidade dimensional em altas temperaturas. Essa combinação bem balanceada de propriedades é a base para que o volante possa ser montado com segurança no módulo da coluna de direção.

Para mais informações consulte www.ultramid-si.BASF.com ou entre em contato com o Ultraplaste-Infopoint: , +49 621 60 78780.

Sobre a Divisão de Materiais de Performance da BASF

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2016, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,9 bi. Para mais informações, acesse: www.performance-materials.BASF.com.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.BASF.com.br.

Sobre a divisão de Materiais de Performance

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2016, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,9 bi. Mais informações online: www.performance-materials.BASF.com.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.BASF.com.br.

Código de segurança
Atualizar