Brasil, 20 de Agosto de 2017

AB Triângulo do Sol intensifica ações de combate a focos de incêndio

• Escrito por  Suellen Marasca
  • Publicado em Veículos

O tempo seco aliado à ação humana provoca incêndios, inclusive às margens das rodovias, comprometendo a integridade de campos e florestas e a segurança dos usuários, já que a fumaça reduz a visibilidade. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), em 2016, as concessionárias que administram rodovias atenderam 6.997 casos de queimadas, dos quais 2.290 (33%) nos meses de agosto, setembro e outubro. O mês mais crítico foi agosto, que teve o registro de 1.090 ocorrências.

Para ajudar a minimizar as consequências do fogo na vegetação, anualmente a AB Triângulo do Sol apoia a Operação Corta Fogo, coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, intensificando ações e participando de campanhas de alerta aos motoristas. Neste ano, a frase que a concessionária está exibindo em seus painéis eletrônicos é OPERAÇÃO CORTA FOGO // INCÊNDIO? LIGUE 0800 701 1609.

Além disso, durante todo o período da campanha, a AB Triângulo do Sol mantem os trabalhos de roçada, capina e recolhimento da massa verde, realizados diariamente, e intensifica os aceiros, a fim de impedir que eventuais focos em áreas particulares avancem para a faixa de domínio.

A concessionária ainda conta com recursos operacionais voltados para o combate a focos de incêndio para apoio ao Corpo de Bombeiros e realiza monitoramento de todo o trecho sob concessão 24 horas por dia, por meio de suas equipes de inspeção de tráfego.

No entanto, para evitar os focos de incêndio às margens das rodovias, o bom comportamento dos motoristas e de moradores de áreas lindeiras é fundamental. Por isso, a orientação é não jogar pontas de cigarro ou lixo na pista, além de não utilizar fogo para limpeza de terrenos, queimar lixo, fazer fogueiras, soltar balões ou promover queimadas não autorizadas para fins agrícolas.

Dicas de segurança. No caso do motorista se deparar com alguma queimada na rodovia, além de avisar os órgãos competentes, ele pode tomar algumas precauções para prevenir acidentes:

- Fechar o vidro do veículo;

- Manter distância segura do veículo da frente;

- Trafegar com farol baixo aceso;

- Não ligar o pisca alerta com o veículo em movimento;

- Não parar na faixa de rolamento.

AB Triângulo do Sol I Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo A concessionária AB Triângulo do Sol é responsável pela administração de 442 quilômetros de rodovias que compreendem o Lote 9 do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo: Rodovia Washington Luís (SP-310), entre São Carlos e Mirassol; Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), de Matão a Bebedouro; e Rodovias Carlos Tonanni / Nemésio Cadetti / Laurentino Mascari / Dr. Mario Gentil (SP-333), entre Sertãozinho e Borborema.

AB Triângulo do Sol I AB Concessões A concessionária AB Triângulo do Sol pertence à AB Concessões, que tem como controlador um dos maiores Grupos em concessões rodoviárias do mundo – o italiano Atlantia.

A AB Concessões, figura entre as principais companhias de concessão de rodovias do Brasil e administra mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias, sendo responsável pelas concessionárias paulistas AB Colinas (100%), AB Nascentes das Gerais (100%), Rodovias do Tietê (50%) e, no Estado de Minas Gerais, a AB Nascentes das Gerais (100%).