Brasil, 23 de Outubro de 2017

• Escrito por  Ludmila Santana
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

No Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o Aeroporto de Navegantes (SC) abre as portas para sua segunda edição do Spotter Day Infraero. Na ocasião, até 40 fotógrafos – amadores e profissionais – entusiastas da aviação, terão a oportunidade de acompanhar pousos e decolagens em uma área de domínio totalmente restrito, liberado excepcionalmente para a ocasião. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e se inscrever pelo hotsite http://spotterdayinfraero.com/.

A programação começa bem cedo, às 7h, quando a equipe de Segurança Operacional do aeroporto dará instruções de segurança e distribuirá camisetas e equipamentos de proteção individual (EPIs). Em seguida, os spotters seguem para as proximidades da faixa de pista e demais áreas até o fim do evento, ao meio dia.

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem os aeroportos.

O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.

Código de segurança
Atualizar