Brasil, 23 de Outubro de 2017

Dia do combate à poluição: como seria a qualidade do ar sem os catalisadores automotivos?

• Escrito por  Ligia Cerdeira
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Veículos

No dia do combate à poluição, a BASF, empresa líder em inovação na indústria química, celebra a redução de mais de 20 milhões de toneladas de poluentes das emissões de automóveis, caminhões e motocicletas do Brasil e países vizinhos na América do Sul, realizada por seus catalisadores. Sem eles, esses poluentes seriam lançados pelos veículos diretamente ao ar.

Atualmente, a poluição é responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo inteiro, número que seria muito maior sem os catalisadores. Foi com o objetivo de amenizar a poluição em nosso planeta que a BASF foi uma das primeiras a liderar os estudos sobre emissões de poluentes em 1974 e é a responsável pelo desenvolvimento do catalisador de três vias, uma importante inovação no setor automotivo, responsável por reduzir mais de 90% dos poluentes produzidos pelos motores a combustão de veículos.

Desde que foram inventados, os catalisadores da companhia contribuíram para que carros, motos e caminhões deixassem de lançar no ar mais de um bilhão de toneladas de poluentes como o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) no mundo, desde 1974. Sem os catalisadores, a qualidade do ar nas cidades seria muito pior.

Por ser a criadora do catalisador de três vias, a empresa realiza estudos periódicos sobre as emissões de poluentes e a atuação de suas soluções comercializadas em todo o planeta, com o objetivo de monitorar a qualidade do ar. A força conjunta das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Engenharia e Manufatura, incluindo a fábrica na cidade de Indaiatuba (Brasil) permite à BASF atender a clientes em todo o mundo.

“A criação dos catalisadores e a constante modernização deles são os nossos diferenciais. Além de atendermos as normas vigentes, temos a possibilidade de customização do produto para nossos clientes, o que ressalta nosso compromisso em entregar soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios de nossa sociedade”, comenta Vladimir Ferrari, gerente de desenvolvimento técnico da BASF para a América do Sul.

Código de segurança
Atualizar